Vitalik Buterin condena operação da Rússia na Ucrânia: Crime contra o povo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou que as forças militares russas façam uma “operação militar especial” na Ucrânia, fato que foi encarado por todo o mundo como uma invasão ao território ucraniano.

Com a ação, o mercado de criptomoedas perdeu mais de US$ 180 bilhões em valor de mercado. O preço do BTC recuou mais de 10% e todos os criptoativos do TOP 20 registraram baixas.

Em meio as tensões, Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum, criticou esse ato chamando-o de “crime contra o povo ucraniano e russo”.

Apesar de ter nascido na Rússia, o programador de 28 anos finalizou sua declaração dizendo: “Glória à Ucrânia”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, Buterin disse estar “muito chateado” com a decisão de Vladimir Putin de ir à guerra contra a Ucrânia. Na sua opinião, a operação militar terá consequências devastadoras para os cidadãos ucranianos e russos.

De acordo com o cocriador do Ethereum, o conflito dificilmente será resolvido diplomaticamente. “Sei que não haverá segurança”, previu ele sombriamente.

Rússia x Ucrânia

A crescente tensão entre as duas nações causou uma enorme ruptura nos mercados de criptomoedas e financeiros. Ainda está para ser decidido como as “grandes nações” abordarão o conflito militar.

O presidente dos EUA, Joe Biden, chamou o ataque da Rússia de “não provocado e injustificado”. Ele também alertou Putin sobre “outras consequências” se a agressão não parar logo.

Na mesma linha, Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, também apoiou a Ucrânia. Ele disse que a Grã-Bretanha fornecerá um pacote de apoio militar à nação atacada e imporá duras sanções à Rússia.

Já os estados membros da OTAN Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia acionaram o Artigo 4 da OTAN para lançar consultas dentro da aliança sobre o ataque da Rússia à Ucrânia.

“As partes se consultarão sempre que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das partes estiver ameaçada”, diz o Artigo 4 do Tratado do Atlântico Norte que pode justificar uma resposta militar da OTAM na Rússia.

Leia também: Warner Music foca em jogos play-to-earn em parceria com Splinterlands 

Leia também: Rússia dá início à invasão militar da Ucrânia: Bitcoin cai 9,5%

Leia também: Bitcast conversa com Edilson Osorio Jr. na série ‘Quando tudo era mato’

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.