Categorias Notícias

Vitalik afirma que Ethereum poderá processar até 1 milhão de transações por segundo

Segundo Vitalik Buterin, criador do Ethereum, a segunda maior criptomoeda do mercado, as soluções de segunda camada desenvolvidas pela blockchain devem levá-la a processar cerca de 1 milhão de transações por segundo.

Vitalik disse que isso será possível quando soluções de segunda camada como Sharding e Plasma estiverem operando e afirmou que estas soluções, que estão sendo testadas na TESTNET, podem permitir que a rede Ethereum suporte aplicações descentralizadas de grande escala com milhões de usuários, adotando uma abordagem inovadora na otimização da blockchain.

Atualmente, segundo informações da Coindesk, o Ethereum realiza apenas 15 transações por segundo, enquanto a Visa, por exemplo, já chegou a realizar 65 mil transações por segundo. Como mostrou o CriptoFácil, apesar de todo o hype em torno dos Dapps em operação atualmente, os mais de 1 mil dapps do Ethereum em operação somam menos de 15 mil usuários e apenas dois, que são exchanges descentralizadas, têm mais de 1 mil usuários.

“Atualmente, o Bitcoin está processando um pouco menos de três transações por segundo e, se chegar perto de quatro, já está com capacidade máxima. O Ethereum tem feito cinco por segundo e se ultrapassa seis, então também estará no pico de sua capacidade. Por outro lado, o Uber, em média, faz 12 viagens por segundo, o PayPal várias centenas, a Visa vários milhares, as principais bolsas de valores dezenas de milhares e, em IoT, você está falando de centenas de milhares por segundo”, disse Vitalik em uma entrevista no ano passado.

De acordo com Alex Van de Sande, que é designer e trabalha para a Fundação Ethereum desde 2014, em entrevista exclusiva para o Criptomoedas Fácil, as diferentes soluções de escalabilidade do Ethereum devem operar em cooperação.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Esta também é a opinião de Vitalik:

“A razão pela qual acho que a camada 1 e a camada 2 [redes] são complementares é porque, em última análise, se você olhar para a matemática, os ganhos de escalabilidade das melhorias de camada 1 e de camada 2 se multiplicarão. Se você tiver uma solução de Sharding, a solução Sharding poderá aumentar a escalabilidade do Ethereum em um fator de 100 ou, eventualmente, até mais. Mas então, se você fizer o Plasma no topo da solução de escalabilidade, então o que isso significa é que você não está apenas fazendo 100 vezes a quantidade de atividade, mas você está fazendo 100 vezes a quantidade de entradas, a quantidade de saídas e apesar das resoluções.”

Vitalik notou ainda que a sinergia entre as soluções de camada 1 e de camada 2 aumentaria a escalabilidade do Ethereum em 10.000x, permitindo que a rede processasse milhões de transações por segundo, suportando a maioria das aplicações.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.