Tecnologia

Visa executa programa de depósitos tokenizados em dólar com Hong Kong

A Visa anunciou que alcançou um marco significativo ao concluir com sucesso um teste piloto em colaboração com HSBC e Hang Seng Bank, utilizando depósitos tokenizados, a exemplo do Drex, do Banco Central do Brasil.

O programa faz parte do piloto “Digital Hong Kong Dollar” organizado pela Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA), abrindo novos horizontes para transações financeiras digitais.

O programa piloto de Hong Kong explorou dois casos de uso cruciais, revelando o potencial de depósitos tokenizados. Uma das áreas de foco foi o processo de pagamento B2B interbancário, especificamente em pagamentos de propriedades e liquidações entre instituições de pagamento e comerciantes.

Segundo a Visa, os resultados mostraram grande promessa, com velocidades de pagamento aceleradas, melhor gerenciamento de risco de liquidação, controle aprimorado e maior transparência nas transações.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No geral, as descobertas destacam os benefícios e as oportunidades que os depósitos tokenizados podem oferecer. O mesmo caso de uso vem sendo testado pelo BC no Brasil com o Drex, do qual a Visa também integra o grupo de testes.

Visa faz parceria com Hong Kong com foco em tokenização

A Visa destacou que a tecnologia de tokenização está revolucionando a indústria financeira, promovendo uma mudança de paradigma.

“Nesse cenário de inovação, os depósitos tokenizados surgem como um elemento transformador, criando um novo canal de comunicação para bancos e ativos digitais. Esse desenvolvimento tem chamado a atenção do setor financeiro, revelando uma infinidade de oportunidades”, destacou a empresa.

Liang Puning, diretor da Visa em Hong Kong e Macau, enfatizou a importância do programa piloto da HKMA no impulso à inovação em pagamentos durante o anúncio.

Puning afirmou que a pesquisa demonstrou de forma conclusiva que as soluções de pagamento da Visa são não apenas versáteis, mas também possibilitam a movimentação segura de dinheiro, beneficiando uma ampla gama de partes interessadas, incluindo cidadãos, empresas e mercados.

Já Nischint Sanghavi, chefe da Unidade de Negócios de Moedas Digitais Ásia-Pacífico, Visa, destacou os potenciais benefícios da implementação de uma moeda digital de banco central.

“Essas vantagens incluem liquidações mais rápidas, uma experiência de pagamento sem interrupções para transações de grande valor, maior transparência nas transações e o impacto transformador de uma infraestrutura de pagamento online 24/7”, definiu.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.