Categorias Notícias

Venezuela testa Bitcoin como opção de pagamento por passaporte

Ao que tudo indica, o governo da Venezuela pode estar testando o Bitcoin como meio de pagamento para emissão de alguns passaportes. No entanto, segundo relatos, o serviço estaria disponível apenas para cidadãos venezuelanos residentes em outros países.

A especulação sobre a aceitação da criptomoeda teve início no Reddit. Isso porque, nesta quarta-feira, dia 22 de junho, o usuário iguano80 postou na rede social uma imagem mostrando que o serviço de passaportes do país oferecia o Bitcoin como forma de pagamento. 

O órgão responsável pelo serviço de passaportes no país é o SAIME (Serviço Administrativo de Identificação, Migração e Estrangeiros da Venezuela). Desta forma, caso se confirme, a iniciativa pode ser resultado dos efeitos das sanções econômicas que suspenderam temporariamente os pagamentos com cartão de crédito no país.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Depois disso, no Twitter, o usuário @BTClovera disse ter confirmado a aceitação do criptoativo para cidadãos que morem fora da Venezuela:

#Bitcoin é sem fronteiras, resistente à censura.
Não tem distinção. Direita ou esquerda.
Se eles bloquearem pagamentos para a Venezuela, $BTC corrige isso.

É chato, mas é o que é.

Acabei de verificar pessoalmente e é totalmente verdade. #Venezuela , o serviço de imigração, está aceitando #Bitcoin para pagamentos. Renove o passaporte ou solicite uma extensão [serviço que adiciona dois anos ao passaporte vencido].”

Informação não é oficial

Embora a suposta aceitação do Bitcoin tenha gerado frisson nas redes sociais, ainda não há informações oficiais sobre o serviço.

Além disso, a chefe de imprensa da Superintendência Nacional de Criptomoedas, Marbellis Linares, negou a informação. E que a opção de pagamento Bitcoin não está, de fato, funcionando.

“Não está funcionando, a informação é falsa”, disse Linares, respondendo a um tweet que pedia uma confirmação sobre a aceitação do BTC.

A notícia compartilhada era do portal de notícias CriptoNotícias. Na matéria, o site informava que o SAIME teria ativado o pagamento de passaportes com Bitcoin em sua plataforma digital.

Leia também: Bitcoin pode ultrapassar os R$ 100.000, afirma Mike Novogratz

Leia também: Grayscale imobiliza 10 mil Bitcoins; Entenda como isso afeta o mercado

Leia também: Análise do Bitcoin; Indicador mostra possível queda no BTC

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.