Economia

VanEck se prepara para lançar ETF de futuros de Ethereum

Mais uma empresa do setor de finanças tradicionais (TradFi) está interessada em lançar no mercado um fundo negociado em bolsa (ETF) de futuros do Ethereum (ETH). A interessada da vez é a VanEck, uma empresa de gestão de ativos de US$ 77,8 bilhões.

Nesta quinta-feira (28), a gestora anunciou que pretende lançar o VanEck Ethereum Strategy ETF (EFUT). Trata-se de um ETF gerenciado ativamente e projetado para buscar valorização de capital investindo em contratos futuros de Ether (ETH). A EFUT não investe diretamente em ETH ou outros ativos digitais.

De acordo com o anúncio, o ETF investirá em contratos futuros de ETH padronizados e liquidados em dinheiro, negociados em bolsas de mercadorias registadas na Commodity Futures Trading Commission (CFTC). Atualmente, os únicos futuros de ETH em que o Fundo pretende investir são aqueles negociados na Chicago Mercantile Exchange (CME).

ETF de futuros de ETF da VanEck

Ainda segundo a VanEck, o EFUT será listada na CBOE (Chicago Board Options Exchange). Além disso, terá a gestão ativa de Greg Krenzer, chefe de negociação ativa da VanEck. Krenzer ingressou na empresa em 1994 e tem mais de duas décadas de experiência em negociação em diversas categorias de ativos, incluindo de futuros.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Com o anúncio, o EFUT se junta ao VanEck Bitcoin Strategy ETF (XBTF) para fornecer exposição focada em futuros das principais criptomoedas do mercado.

O anúncio ocorre no momento em que muitos participantes da TradFi entraram com pedidos junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para ETFs baseados em futuros de ETH, seguindo o hype do ETF spot de Bitcoin.

Vale ressaltar que até hoje a SEC só permitiu o lançamento de ETFs de futuros de Bitcoin. Portanto, é bem provável que libere também os de Ether. No caso dos ETFs spot, o regulador até hoje não aprovou nenhum, alegando problemas de manipulação, golpes e proteção ao investidor.

Mesmo com vários pedidos de ETFs de BTC spot na mesa, acredita-se que a SEC aprovará primeiro um ETF de futuros de Ethereum.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.