Economia

Vamos acabar com mineradores de Bitcoin indesejados, diz regulador europeu

O governo norueguês deu um passo firme em direção ao controle das atividades de mineração de Bitcoin no país, aprovando uma nova legislação visando restringir a presença de empresas indesejadas no setor.

De acordo com informações locais, a nova lei exige que os produtores de hash que operam em solo norueguês registrem suas atividades detalhadamente, incluindo informações sobre o administrador do centro, os serviços oferecidos e o consumo de energia.

A ministra de Digitalização, Karianne Tung, e o ministro de Energia, Terje Aasland, destacaram que o objetivo é “mandar embora do país” os operadores que não atendam aos requisitos estabelecidos. Aasland enfatizou que não estão interessados em empresas que buscam extrair energia barata do país, salientando as grandes emissões de gases de efeito estufa associadas à atividade.

Com essa nova legislação, o governo espera dar aos políticos locais dos municípios noruegueses uma base sólida para decidir sobre a permissão de estabelecimento de novos pools de mineração em suas jurisdições. Além disso, busca-se obter uma compreensão mais clara da quantidade de projetos de mineração em operação no país, contribuindo assim para o plano de digitalização nacional.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Mineradores de Bitcoin

A regulamentação surge em meio a uma pressão contínua das autoridades locais para restringir as criptomoedas no país, devido a preocupações com questões climáticas e alto consumo energético. Embora Noruega não faça parte da União Europeia, essa legislação provavelmente terá implicações no panorama regulatório europeu, representando um desafio adicional para a rentabilidade das operações dos mineradores, especialmente com o próximo halving se aproximando.

Noruega emergiu como um importante centro de mineração de Bitcoin na Europa, especialmente após a expulsão dos mineradores da China. O país oferece condições favoráveis, como clima úmido e baixos custos de eletricidade, impulsionando a atividade mineradora.

Desde 2022, o governo implementou medidas para controlar o fluxo migratório de mineradores, aumentando os impostos sobre o consumo de eletricidade e eliminando tarifas subsidiadas que haviam atraído muitos projetos de mineração nos anos anteriores.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.