Notícias

Vai um cafezinho com Blockchain?

Uma empresa norte americana chamada Bext Holdings Inc, criou uma solução denominada BEXT360 baseada em Blockchain para o comércio global de café, visando um melhor pagamento aos produtores, que por sua vez produzirão café de melhor qualidade, e visando também a dinâmica nos preços desta commodities.

Aqui vemos mais um oportunidade para o sucesso do blockchain, agora reutilizando o termo chain em uma solução completa de Supply Chain (cadeia de suprimentos). Esta solução se embasa em alguns questionamentos simples, mas que acredito que você não saiba dizer sobre o café que esteve tomando recentemente. Questões como de onde vem este café? É um café é produzido de maneira sustentável? Quando foi colhido? Quem o processou? entre outras questões.

Na minha opinião o usuário médio desta commoditie, não se pergunta isso toda vez que o consome, mas com a “gourmetização” das coisas, e com a crescente demanda por produtos sustentáveis que não agridam a natureza, acho que o público e os comerciantes que buscam trazer esses produtos à seus clientes vão se importar com este tipo de informação.

Enfim vamos a solução proposta pela Bext, que quer ser uma pool de informações sobe o café em grão no mundo. Não estamos falando sobre o café futuro e outros produtos derivados principalmente utilizados nos mercados de ações. Eles querem trazer para as cafeterias uma informação hoje inexistente ou se existe, é irrastreável para o consumidor, pois o vendedor pode colocar no seu display qualquer informação verídica ou não e o consumidor não pode validar.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A Bext quer usar o blockchain para guardar as informações desde a produção até o consumidor, gerando assim um histórico do produto, de maneira imutável, transparente. Além de realizar os pagamentos em toda a cadeia de suprimento e produção. Como eles mesmos dizem:

“A Bext360 utiliza visão de máquina e inteligência artificial (AI) para a fonte de produtos agrícolas de alta qualidade, diretamente da fonte. Bext360 faz pagamentos digitais / móveis para os agricultores, comunidades, bancos e outras partes interessadas, utilizando pagamentos em blockchain diretamente às partes interessadas. O sistema Bext360 segue as mercadorias do fornecedor até o consumidor final, permitindo que o consumidor final interaja diretamente com as comunidades que fornecem as mercadorias. Por último, Bext360 fornece uma completa API RESTful que permite ao atacadistas e varejistas incorporar a tecnologia em seus próprios sites, marketing, e pontos de venda além de ferramentas de gerenciamento de cadeia de suprimentos.”

Idéia sensacional essa de interação entre o produtor e a comunidade consumidora, tomara que isso vire praxe e que mais produtos venham a ser disponibilizados por outras companhias. Aqui vale mais uma breve opinião deste colunista que vos escreve, se você tem alguma idéia para usar o blockchain agora é a hora pois o assunto esta quente no mercado.

Se precisarem de ajuda, deixem um comentário que terei o maior prazer em ajudar.

Compartilhar

This website uses cookies.