Categorias Notícias

Usuários alegam terem sido lesados por exchange brasileira

A exchange brasileira BitcoinToYou cancelou ordens de venda e compra alegando bugs na plataforma utilizada (Alpha Point).

O mês de novembro de 2018 tem tudo para ser conhecido como um mês sombrio para as criptomoedas. Ao menos para algumas pessoas.

Um grupo de usuários realizava operações normalmente no dia 06 de novembro quando notaram uma ordem de venda da criptomoeda Litecoin com um valor muito abaixo do mercado. Era uma oferta irresistível, afinal, eram mais de 1.800 Litecoins pelo preço de 8.500 satoshis cada. Isso era o equivalente a menos de 10% do valor de mercado.

O usuário Carlos Ney da Silva Sousa, morador de Santarém, no Pará, foi um dos usuários que aproveitou a ordem abaixo do mercado:

“Todo trader espera a oportunidade de comprar moedas baratas. Eu mesmo já digitei errado o valor de venda na plataforma da BitcoinToYou e tive a ordem liquidada. Naquele momento eu pensei que tinha chegado a minha vez. Pensei que estava super barata e precisava comprar tudo o que pudesse.”

Sousa conseguiu comprar cerca de 1.800 LTC por um preço unitário de 8.500 satoshis cada, como mostra o print enviado pelo trader da ordem de número 564932:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Quando eu vi que tinha conseguido comprar os 1.800 LTC, fiquei muito feliz! Saquei o equivalente a 60 Litecoins por cerca de R$12.760,00. Consegui quitar meu carro e dar entrada em uma moto.”

Porém, uma surpresa desagradável ainda aguardava os usuários que conseguiram comprar Litecoins na exchange brasileira: dois dias após a compra, todas as contas foram bloqueadas e o saldo estornado. Nos casos de quem já havia sacado – ao menos parcialmente – as contas chegaram a ser negativadas. Um comunicado da BitcoinToYou dizia:

“Acusamos em nosso processo de auditoria, que o livro de ofertas da LTC possuía nos dias 07/11 e 08/11 uma oferta maliciosa. No dia de hoje realizamos um bloqueio para identificar todas as movimentações ocorridas no Litecoin e sua conta apresentou divergência. Os saldos negativados representados em sua conta representam a quantidade a devolver pelo senhor à BitcoinToYou. Fizemos uma análise detalhada em seu histórico e vimos que houve saques em outras moedas que lhe geraram lucro. A BitcoinToYou , solicita de boa fé somente o saldo negativado em sua conta, mas caso não haja a devolução em 24h o mesmo poderá ser levado a uma cobrança judicial porém com cálculos de todas as transações”

O que diz o termo de utilização?

Após a exchange brasileira reverter a ocorrência, muitos usuários recorreram aos termos de utilização da própria plataforma. O termo de uso – disponível para consulta no próprio site – diz no item “COMPRA E VENDA E BITCOINS ATRAVÉS DO SITE“:

“A VIVAR não é parte nem deverá ser considerada parte em qualquer transação de compra e venda realizadas pelos Usuários através do site. O usuário reconhece e aceita que ao realizar negociações com outros usuários, o faz por sua conta e risco, reconhecendo a VIVAR apenas como fornecedora de serviços de disponibilização de espaço virtual para negociações entre usuários.”

Especialistas que preferiram não se identificar disseram:

“Se foi algum bug da plataforma, eles deveriam cobrir e não reverter transações. Se foi erro do usuário na hora de criar a ordem, eles não devem interferir. Nos próprios termos de utilização eles se colocam apenas como fornecedora de serviços de disponibilização de espaço virtual para negociações.”

Consequências

Após terem as transações revertidas e – em alguns casos – as contas negativadas, diversos usuários estão abrindo queixas na polícia e no Ministério Público. Um dos Boletins de Ocorrência contam inclusive com uma chamada de viatura de polícia após um princípio de confusão na sede da exchange e sobre uma resposta de Thiago Horta, sócio da BitcoinToYou:

“Em contato com o Sr. Thiago, sócio da empresa, ele relatou que contratou a empresa alfapoint como fornecedora de tecnologia e após isto o sistema falhou, que esta empresa efetuou o ressarcimento de parte do prejuízo causada, mas, uma parte ínfima, que irá acionar a justiça para reaver os valores perdidos.”

A exchange brasileira continua recebendo reclamações sobre o tema, como pode ser visto no RECLAME AQUI.

Conclusões

Uma das principais consequências do ocorrido é – sem sombra de dúvidas – a perda de credibilidade e confiança da exchange, que foi uma das primeiras no Brasil. Este mercado ainda está engatinhando e este tipo de acontecimento em nada ajuda.

Procuramos a BitcoinToYou para ouvir seus esclarecimentos sobre o caso e a exchange posicionou-se afirmando:

“A Bitcointoyou lamenta qualquer problema que o Sr. Carlos Sousa possa ter tido e informamos que estamos sempre disponíveis para diálogo através do nosso email sac@bitcointoyou.com. Salientamos ainda que a Bitcointoyou busca manter a segurança de todos os clientes que operam em sua plataforma. Uma vez que o Sr. Carlos está acionando a justiça, não podemos comentar a respeito.”

Compartilhar
Paulo Aragão

Economista, empreendedor, Vascaíno e apaixonado por criptomoedas. Acredita que o futuro é descentralizado e que estamos no caminho certo. Me siga no twitter: https://twitter.com/paulo_aragao

This website uses cookies.