Mercado

USDT em exchanges acende possível sinal de baixa para Bitcoin

À medida que abril se aproxima do fim, o Bitcoin (BTC) está prestes a fechar o mês com lucro. Mas, para isso, precisa se manter acima de US$ 28.600. No entanto, uma métrica indica um possível sinal de baixa para o preço do BTC e das outras criptomoedas. Essa métrica refere-se ao número de depósitos da stablecoin da Tether, a USDT, nas exchanges.

SuperO número diminuiu para 579.536, na média de 7 dias. Trata-se d o menor nível em três meses desde janeiro. Essa queda foi detectada pelo explorador de dados Glassnode.

Para entender o que isso implica, é importante saber que a USDT é a stablecoin mais utilizada no mercado de criptomoedas pelos traders que buscam o ativo para realizar lucros e em momentos de turbulência no mercado.

As stablecoins são chamadas assim porque tentam manter o mesmo preço de uma moeda fiduciária (no caso do USDT, o dólar americano) e geralmente são usadas para evitar a exposição à volatilidade do mercado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Quando os investidores desejam comprar criptomoedas, geralmente enviam USDT para as exchanges para trocar pelo ativo desejado. Portanto, a quantidade de USDT disponível nas exchanges é um importante indicador da liquidez existente para a compra de outras criptomoedas.

Dessa forma, se houver uma queda nos depósitos de USDT, como é o caso atualmente, significa que há menos USDT disponível para comprar Bitcoin e outras criptomoedas. Isso pode indicar uma diminuição da demanda por criptoativos em geral e, consequentemente, uma queda nos preços de mercado. É por isso que é visto como um indicador de baixa.

Bitcoin vai cair por causa da USDT?

No entanto, se a tendência mudar e os depósitos em USDT nas exchanges começarem a crescer, como aconteceu após a última baixa em janeiro, é possível que o preço do Bitcoin e das outras criptomoedas aumentam.

Portanto, essa métrica não é um indicador de baixa infalível, é apenas um modelo de análise que prevê possíveis cenários. No entanto, ela indica uma tendência fundamental para o mercado: quando há liquidez (valor alto de USDT nas exchanges) há alta e quando falta liquidez (valor baixo de USDT nas exchanges) há queda.

Embora os baixos depósitos de USDT apontem para um possível indicador de baixa, outras análises veem o contrário. De acordo com a especialista Bárbara Distéfano, existe a possibilidade de o preço do Bitcoin ultrapassar US$ 40.000 no segundo semestre. Isso porque a tendência de alta ficará cada vez mais evidente com o halving ganhando o cenário de notícias.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.