Categorias Notícias

URGENTE! Ataque faz exchange Binance suspender atividades

E mais um ataque em uma criptomoeda de menor porte causou um enorme barulho na comunidade. Na madrugada desta quarta-feira, 04 de julho, a Binance, maior exchange do mundo, suspendeu suas atividades temporariamente. A exchange fez o anúncio após a suspeita de um ataque de 51% na criptomoeda Syscoin ter causado problemas na API da empresa.

Às 3:27 da madrugada, a Binance anunciou a paralisação das operações de saques e negociações na plataforma da exchange. De acordo com o comunicado, tratava-se de uma manutenção de rotina – algo que despertou suspeitas após o anúncio da Syscoin, liberado algumas horas antes.

De acordo com o Twitter da criptomoeda, as operações foram suspensas depois de suspeitas de uma falha em sua blockchain. A falha teria sido oriunda de um ataque de 51%, o qual teve objetivo de roubar poder de mineração na Syscoin. O ataque teria causado a mineração de 1.2 bilhão de SYS em um único bloco – de uma moeda cuja oferta máxima é estimada em 888 milhões de unidades.

Ainda segundo o caso, descrito de forma detalhada por um usuário no Twitter, a API da Binance teria sido hackeada com o objetivo de causar uma manipulação de preços através da compra e venda de SYS por Bitcoin. Após a operação, os golpistas teriam tentado retirar os bitcoins da exchange, o que poderia ter causado um grande desvio de fundos na exchange, a maior do mundo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Entretanto, o ataque parece não ter sido bem sucedido. Em um tuíte divulgado duas horas após o pedido de bloqueio de negociações pela Syscoin, o CEO da Binance anunciou que todos os fundos da plataforma estavam seguros.

Nas primeiras horas desta quarta-feira, a Binance lançou um novo comunicado oficial sobre a situação. A empresa, de maneira bastante ágil para a situação, anunciou cinco medidas que serão tomadas para evitar novos ataques semelhantes.

  • A remoção de todas as chaves da API existentes e a solicitação de que todos os usuários da API recriassem as suas chaves. Além de solicitar aos usuários atuais da plataforma:
    1) Se você não é um usuário regular da API, não crie uma chave de API;
    2) Não conceda a nenhum provedor de serviços terceirizado acesso à sua chave de API pessoal;
    3) Use a funcionalidade de lista de permissões de IP para garantir que sua chave seja acessível somente a você;
  • Reversão de negociações irregulares;
  • Para os usuários que foram afetados negativamente pela escolha de negociar o aumento do preço do SYS, a Binance oferecerá negociações com taxa zero entre 2018/07/05 e 2018/07/14. Se você trocou a SYS durante o incidente e acredita que você foi afetado negativamente, por favor, abra um ticket de suporte;
  • Para todos os outros usuários da Binance, será oferecido um desconto de 70% sobre as taxas de negociação recebidas (não inclui links referências) no período entre 5 e 14 de julho. O desconto será dado na forma de Binance Coin (BNB) e será calculado usando o preço de fechamento no dia 14;
  • Para proteger os interesses futuros de todos os usuários, a Binance criará um Secure Asset Fund for Users (SAFU). A partir de 14 de julho, 10% de todas as taxas de negociação recebidas serão alocadas no fundo para oferecer proteção aos nossos usuários e seus fundos em casos extremos. Este fundo será armazenado em uma carteira fria separada.

Ataques de 51% têm se tornado cada vez mais comuns. Os últimos casos envolveram o Bitcoin Gold, a Verge, ZenCash e o Litecoin Cash. A maioria dos ataques desse tipo são direcionados para moedas de menor porte, cujo hashrate e valor de mercado tornam mais fácil de realizar essa operação. Um site, recentemente, calculou os custos de um ataque de 51% em cada uma das principais moedas do mercado.

A Syscoin é um exemplo dessas moedas, ocupando a posição 72 no Coinmarketcap e com um valor de mercado de US$135 milhões.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.