Economia

Uniswap recebe notificação de processo da SEC; token UNI despenca

A Uniswap Labs informou nesta quarta-feira (10) que recebeu um aviso de Wells da SEC, sinalizando que o órgão regulador pode tomar medidas de execução contra a empresa.

O anúncio foi feito pelo fundador do protocolo em sua conta no X (antigo Twitter). Na publicação, Hayden Adams disse que não estava surpreso, “apenas irritado, desapontado e pronto para lutar”.

“Estou confiante de que os produtos que oferecemos são legais e que o nosso trabalho está do lado certo da história. Mas já faz algum tempo que está claro que, em vez de trabalhar para criar regras claras e informadas, a SEC decidiu se concentrar em atacar bons atores de longa data, como Uniswap e Coinbase. Ao mesmo tempo, deixando passar atores mal-intencionados como o FTX”, disse.

Um Aviso Wells é um aviso formal de que a SEC pretende apresentar acusações contra um réu.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

SEC notifica Uniswap sobre processo

O fundador da Uniswap também destacou no tuíte que quando começou a construir a Uniswap, o objetivo não era reimaginar as finanças. Mas hoje, a Uniswap já processou mais de US$ 2 trilhões em volume.

“Foi uma experiência em mercados on-chain radicalmente descentralizados e totalmente automatizados. Eu não sabia se funcionaria ou se alguém iria usá-lo”, disse. “Construímos uma infraestrutura financeira inteiramente nova que é transparente, justa, segura e acessível, alimentando todo um setor.”

Conforme destacou o executivo, a equipe da Uniswap fez tudo isso nos EUA em seu escritório na cidade de Nova York.

Adams também observou que a missão da SEC é “proteger os investidores, manter mercados justos, ordenados e eficientes e facilitar a formação de capital”. Ele afirmou que esta é uma missão nobre, mas disse que a Uniswap “faz um trabalho muito melhor nisso hoje do que a SEC”.

“Sim, estou frustrado porque a SEC parece estar mais preocupada em proteger sistemas opacos do que em proteger os consumidores. E que teremos de lutar contra uma agência governamental dos EUA para proteger a nossa empresa e a nossa indústria”, enfatizou.

Por fim, o fundador da Uniswap afirmou que essa luta levará anos, poderá chegar ao Supremo Tribunal, e o futuro da tecnologia financeira e da nossa indústria está em jogo. Mas enfatizou que “vale a pena lutar pela liberdade”.

A Uniswap é a maior exchange descentralizada (DEX) em volumes diários de negociação, processando 22,5% do volume de negociação, de acordo com dados do CoinGecko.

O token UNI, nativo da Uniswap, recuou quase 9% nas últimas 24 horas em meio à má notícia para a exchange descentralizada. De acordo com o CoinGecko, o token está custando US$ 10,15 no momento do fechamento desse texto.
Gráfico de preço do token UNI nas últimas 24 horas. Fonte: CoinGecko
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.