Mercado

Uniswap centralizada? Voto da a16z gera debate sobre descentralização do protocolo

A Uniswap, principal protocolo de finanças descentralizadas (DeFi), está no centro de uma polêmica após promover uma votação para decidir sobre a implantação da exchange descentralizada (DEX) na BNB Chain via Wormhole.

Isso porque, durante a votação, a empresa de investimento cripto Andreessen Horowitz (a16z) votou contra a implantação usando seus 15 milhões de participações em tokens UNI. Isso tornou a a16z o maior bloco de votação entre os 36 milhões de votos expressos até o momento.

O UNI é o token nativo da Uniswap, que funciona como um token de governança, permitindo que os usuários votem nas principais propostas.

A a16z justificou seu voto dizendo que não acredita que o protocolo Wormhole ofereça a opção de ponte mais segura ou descentralizada para a DEX. A empresa citou a vulnerabilidade da rede e as diversas violações que a BNB sofreu em 2022 e enfatizou que a Organização Autônoma Descentralizada (DAO) da Uniswap seria incapaz de controlar a ponte independentemente se a Wormhole for selecionada como o provedor.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, a a16z também mencionou que um terceiro independente deve avaliar formalmente todas as opções de ponte. A a16z sinalizou anteriormente que prefere usar o LayerZero, um protocolo de ponte apoiado pela empresa VC, em vez do Wormhole.

Comunidade questiona descentralização da Uniswap

Enquanto isso, o voto da a16z levantou preocupações sobre a descentralização da Uniswap na comunidade cripto. A empresa de análise de blockchain Bubblemaps afirmou que a comunidade estava mentindo sobre a governança da UNI. Isso porque a a16z poderia controlar mais de 4% da oferta de UNI. A empresa acrescentou que este é o percentual necessário para aprovar qualquer proposta.

Assim, as carteiras relacionadas à a16z poderiam mudar coletivamente o resultado de qualquer votação de governança, de acordo com a empresa.

O CEO da Binance, Changpeng Zhao, o CZ, também questionou a centralizada do protocolo: “Uniswap [é] controlado por a16z?” CZ acrescentou :

“A votação on-chain apenas que as grandes baleias controlam a blockchain. Assim como os acionistas”, tuitou.

Da mesma forma, o pesquisador de DeFi, Chris Blec, disse que “a16z possui o protocolo Uniswap” e a empresa “decidirá como serão as futuras versões do Uniswap”.

Outros adotaram uma postura muito diferente. O cofundador da Tornado Cash, Roman Semenov, por exemplo, disse que não “vê nada de errado”:

“A comunidade (= titulares de UNI) votam o que o protocolo deve fazer, de acordo com o seu interesse pessoal. A votação é proporcional ao tamanho da ‘sacola’. É assim que um livre mercado deve funcionar.”

A votação só deve terminar no dia 10 de fevereiro.

Leia também: Compradores assumem controle e MATIC pode subir 18%

Leia também: Criptomoeda com foco em Inteligência Artificial salta 150% em 7 dias; entenda

Leia também: Trader atualiza as perspectivas de alta para Bitcoin, Ethereum, Cardano e Fantom

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.