Categorias Notícias

União Europeia demonstra preocupação em relação a moeda digital da China

Os membros do grupo que atua como uma voz comum para os vários setores de negócios da União Europeia e as empresas europeias que operam na China não estão felizes. Eles pediram que a “Rota da Seda Digital” (ou DSR) da China “seja muito mais aberta à participação de todas as partes interessadas” ou que os países da UE reforcem a reciprocidade na esfera digital contra a China.

Segundo revelou o portal 8BTC, o apelo da Câmara de Comércio da União Européia na China é baseado na visão de que a China “desenvolveu ferramentas para proteger suas próprias empresas e não apenas bloqueiam o acesso ao mercado chinês, mas também restringem a interoperabilidade entre bens e serviços digitais estrangeiros e locais”. Isso supostamente dificulta a conectividade digital verdadeiramente global e a interoperabilidade total entre diferentes sistemas.

“A China reteve amplamente as licenças necessárias de empresas estrangeiras em seu próprio mercado, ansiosas por oferecer bens e serviços digitais como blockchain, nuvem e 5G, colocando as empresas de TIC chinesas em uma enorme vantagem” , afirma o relatório  destacando que as iniciativas levantam sérias preocupações sobre como a China pode usar o DSR para ‘exportar’ suas práticas digitais para outros mercados

A Câmara destaca duas questões principais no relatório que são problemáticas para o seu interesse: a natureza fechada dos padrões digitais na China; e a falta de interoperabilidade sistema / produto, juntamente com a regulamentação excessivamente rígida da China de bens e serviços digitais. Isso levanta preocupações, pois “os bens e serviços digitais chineses estarão cada vez mais operacionais em todos os lugares, enquanto as soluções estrangeiras serão restritas”.

Os europeus estão preocupados que o desenvolvimento de aplicações na China pode ser responsável por definir os padrões para “décadas futuras de desenvolvimento econômico, como blockchain, inteligência artificial e cloud”, tornando a China o “fiscal” mundial nestas tecnologias. Além disso, as preocupações com o lançamento de uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC) também chama a atenção dos europeus devido ao impacto que o dinheiro virtual chines pode ter na economia global e pedem mais transparência sobre o tema.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Leia também: União Europeia desconsidera adotar a Libra e stablecoins semelhantes

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.