O ano de 2016 foi o “ano da Blockchain”, com corporações, e até mesmo nações, mostrando seu interesse e capacidade de usar o avanço subjacente do Bitcoin em seus futuros modelos de negócios. A Ucrânia pretende entrar na “sociedade sem dinheiro”, com um plano para criar sua própria moeda digital nacional, com base na tecnologia Blockchain, de acordo com o site ucraniano de notícias Ukrinform.
Blockchain, a tendência em 2016
O que está acontecendo agora: Grandes corporações como a IBM, e até mesmo nações, abraçando a tecnologia Blockchain. É preciso coragem para estar na ponta. China anunciou recentemente que iria colocar todo o seu sistema de segurança social na Blockchain. No entanto, a criação de uma nova moeda digital nacional em seu próprio Blockchain seria uma “casa de vidro”. O objetivo aqui é muito claro, como este projeto sai do Nation Cashless Economy, vinculando-se com o seu atual serviço nacional de pagamento conhecido como “Ukrainian Payment Space”.
“O NBU, assim como outros bancos centrais do mundo, está considerando a possibilidade de introduzir uma forma digital de moeda nacional usando as tecnologias Blockchain”, diz o relatório do Banco Nacional da Ucrânia.
Não se deixe enganar. Um banco central não faz um anúncio desta natureza se a moeda digital nacional não está bem em sua maneira de semear sua “economia sem dinheiro”. No final do ano passado, a Tunísia colocou sua moeda nacional em um Blockchain, o primeiro de seu tipo. Bitcoin e sua inovadora tecnologia Blockchain estão mudando o mundo enquanto você lê este artigo, e isso pode não ser uma coisa boa em todas as circunstâncias.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Quando uma nação se move para uma sociedade sem dinheiro, parece ótimo, até você perceber que nenhum dinheiro significa nenhuma privacidade e nenhuma responsabilidade para com os bancos ou governos da nação. A capacidade de obter e transacionar dinheiro é importante para os cidadãos, porque lhes dá o poder de se livrar da instituição bancária, se as suas políticas, taxas e serviços não forem mais competitivos. A capacidade de trocar para um banco de sua escolha poderá desaparecer para sempre.
Se você é daqueles que confia em todos os governos e bancos centrais implicitamente para fazer o que é melhor para todos os seus cidadãos economicamente, então isso não deve te preocupar. No entanto, as pessoas que usam Bitcoin e outras moedas digitais descentralizadas raramente caem nessa categoria. Quantos proprietários Bitcoin vão dizer “Acho que eu não preciso mais de Bitcoins, agora que o meu país tem uma moeda digital”, o meu palpite não é muitos.
Quantos no mainstream dirão isso? Muitos. Talvez seja esse o ponto?