Mercado

Transações com protocolo ‘irmão’ dos Ordinals derruba Arbitrum

Na manhã desta sexta-feira (15), a rede Arbitrum, uma plataforma de camada 2 (layer 2) do Ethereum, sofreu uma interrupção parcial devido a uma súbita explosão na atividade de sua rede.

De acordo com uma publicação na conta X do projeto, o Sequenciador Arbitrum One parou às 10h29, horário de Brasília, durante um aumento significativo no tráfego da rede.

“Estamos trabalhando para resolver isso o mais rápido possível e forneceremos uma análise detalhada em breve”, disse a equipe.

O token ARB da Arbitrum caiu 4,4% para US$ 1,13, seguindo algumas das principais criptomoedas, como o Bitcoin, que registraram pequenas baixas diárias.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Apesar da falta de uma indicação clara do que está acontecendo, alguns usuários de criptomoedas afirmam que a interrupção é resultado das Inscriptions, um padrão de transações no estilo NFT que teve origem no Bitcoin e se espalhou para outras blockchains.

“O teste de estresse dos Ordinals em várias blockchains é certamente interessante de se observar”, postou Martin Koppelmann, cofundador da Gnosis, acrescentando: “Agora eles derrubaram o sequenciador Arbitrum.”

As inscriptions têm sido objeto de acalorados debates no espaço Web3, já que o padrão de tokens se estende para Avalanche, BNB Chain, Dogecoin e Near Protocol, entre outros.

Queda na Arbitrum

Essa interrupção ressalta a sensibilidade e a interconectividade crescente entre as diferentes blockchains e padrões de transação. Os desdobramentos das inscriptions estão causando uma onda de impacto significativo, demonstrando a vulnerabilidade mesmo das redes consolidadas como a Arbitrum.

Os investidores e usuários da Ethereum e de outras blockchains estão atentos aos desdobramentos dessa situação, enquanto especialistas analisam o possível impacto de tais incidentes na confiança e estabilidade das redes descentralizadas.

As taxas de gas gastas nas Inscriptions chegaram a cerca de US$ 800.000 há duas semanas antes de recuarem. Mas elas diminuíram e permaneceram mais forte na Polygon, representando 72% do total de transações na rede na semana passada.

Hildobby atribui grande parte dessa atividade ao mercado de inscrições POLS Market, focado no Polygon. Inscriptions nas blockchains EVM funcionam armazenando pequenas quantidades de metadados nos dados de chamada para uma transação d rede.

Da mesma forma que os Bitcoin Ordinals, as Inscriptions EVM formam essencialmente tokens não fungíveis (NFTs) baseados em contratos inteligentes.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.