Categorias Notícias

Total de usuários de criptomoedas pode chegar a 1 bilhão até 2030, revela relatório

Embora o preço das criptomoedas esteja abaixo das expectativas dos investidores, o número de usuários ativos digitais segue crescendo em todo o mundo. E uma nova projeção, feita pela empresa global de consultoria de gestão Boston Consulting Group (BCG), indica que o total de usuários de cripto deve disparar nos próximos anos.

Em seu último relatório, divulgado no final do mês de junho, o BCG projetou que o número total de pessoas que usam moedas digitais no mundo deve alcançar a marca de 1 bilhão até o ano de 2030.

Ainda segundo o relatório, tanto os investidores de varejo quanto os institucionais vão impulsionar esse crescimento.

Setor cripto cresce no mundo

O relatório em questão é uma parceria do BCG, com a Bitget e com o Foresight Ventures. Conforme destacam as organizações, hoje, a adoção de criptomoedas está muito baixa dos ativos de investimento tradicionais.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Isso porque apenas cerca de 0,3% da riqueza individual é investida em cripto. A título de comparação, esse percentual salta para 25% quando se fala de ações.

Além disso, apesar de o interesse dos players institucionais estar crescendo no que diz respeito a cripto, os investidores individuais ainda são os maiores detentores de criptoativos no mundo, segundo o relatório.

De qualquer forma, os institucionais estão ganhando território. De acordo com o relatório, essa classe de investidores inclui os fundos de hedge e os capitalistas de risco.

Esses atores quase “duplicaram sua exposição para US$ 70 bilhões do quarto trimestre de 2020 até o final de 2021”. No entanto, foram esses capitalistas de risco que sofreram o impacto do colapso da rede Terra e da LUNA.

1 bilhão de cripto-usuários

Em um cenário macro, o relatório conclui que a indústria cripto ainda tem muito espaço para crescer. Dessa forma, pode vir a ter uma adoção bem mais significativa que a atual.

“Se usarmos o número de detentores de criptomoedas como proxy para usuários da Web 3.0 e o compararmos com a taxa de adoção de usuários da Internet na década de 1990, a mensagem é clara: há muito crescimento por vir”, diz o relatório. “É difícil prever. Mas se a tendência de adoção de criptomoedas continuar, o número total de usuários de criptomoedas provavelmente chegará a 1 bilhão até 2030.”

Com relação à nação que mais vai contribuir para esse crescimento, o relatório pontua a América do Norte. Afinal, a região atualmente já possui o maior investimento do setor, em torno de US$ 18.000. Por outro lado, o relatório do BCG afirmou que a adoção vai ser influenciada por diferentes regiões geográficas.

No que diz respeito à Ásia, por exemplo, o estudo destacou que à medida que a regulamentação de criptomoedas amadurece no continente, a região representará cerca de 2% a 3%  do valor global de negociação de criptomoedas. Na região, Índia, Tailândia e Vietnã representam os maiores mercados em termos de valor comercial.

Leia também: Inverno cripto não afetará mercado financeiro mais amplo, diz FMI

Leia também: USDT retoma paridade total com o dólar após mais de dois meses

Leia também: Nubank quebra marca de 1 milhão de investidores de criptomoedas em apenas três semanas

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.