Tecnologia

Tokens RWA têm grande potencial para transformar o sistema financeiro, diz CEO da Token.com

A tokenização tem se destacado como uma inovação tecnológica relevante, proporcionando oportunidades para empresas em diversos setores. Os tokens RWA, inclusive, são a grande aposta do Banco Central do Brasil para o Drex.

Para entender melhor esse fenômeno e explorar suas aplicações, o CriptoFácil entrevistou Mel Gelderman, CEO da token.com. Gelderman discute como a tokenização está ganhando espaço no mercado e como as empresas podem se beneficiar dessa tecnologia inovadora.

CriptoFácil: Como a tokenização está impactando o mercado atualmente e quais são os benefícios para as empresas?

A tokenização está se tornando uma ponte essencial entre o mundo dos negócios tradicionais e o ecossistema cripto. No cerne, é o processo de transformar ativos em tokens, representando valores ou documentos em uma blockchain.

Esses ativos podem ser físicos, como imóveis, ou digitais, como títulos negociados em bolsa. Os tokens resultantes oferecem uma liquidez aprimorada em comparação com ativos tradicionais, sendo negociáveis 24 horas por dia.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Empresas podem se beneficiar ao tokenizar propriedades, garantindo captação global de recursos, e ao garantir a privacidade e segurança de informações sensíveis.

CF: Quais são algumas aplicações práticas da tokenização para as empresas?

As possibilidades são vastas. Por exemplo, uma academia pode tokenizar planos de assinatura, permitindo transações na blockchain. Isso não apenas facilita a compra, mas também a transferência de assinaturas na forma de tokens.

Além disso, a tokenização pode ser aplicada na capitalização de empresas, aumentando a disponibilidade global de ativos e reduzindo dependência de intermediários. Na área de saúde, dados criptografados podem ser tokenizados para garantir privacidade.

Outras aplicações incluem logística, fidelidade e recompensas, propriedade intelectual e até créditos de carbono para empresas comprometidas com a sustentabilidade.

CF: Como as empresas podem garantir a segurança dos tokens?

A segurança é primordial. O contrato inteligente, base para a criação dos tokens, deve ser elaborado e monitorado por especialistas em desenvolvimento de blockchain.

Os riscos são semelhantes aos do mercado cripto em geral, exigindo integridade e eficácia no contrato inteligente. Cada empresa deve avaliar se a tokenização se alinha aos seus objetivos de negócio. O mercado está em ascensão, oferecendo oportunidades tanto para pequenas quanto para grandes empresas.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.