Mercado

Tokens BRC-21, com foco em stablecoins, podem surgir na rede Bitcoin

Um novo padrão de token, conhecido como BRC-21, foi proposto por Alexei Zamyatin, desenvolvedor e fundador da InterlayH&Q, a fim de facilitar a emissão de tokens de outras redes no Bitcoin e vice-versa. Zamyatin, que trabalha com soluções de ponte Bitcoin desde 2015, apresentou o novo protocolo no dia 7 de maio.

Conforme explicou, o BRC-21 é um protocolo baseado no BRC-20, atual responsável pelo congestionamento no Bitcoin e que, por sua vez, usa o padrão Ordinals. O novo padrão de tokens BRC-21, atuaria como uma “ponte cross-chain” (entre blockchains), permitindo a troca de tokens entre diferentes redes, como Ether (ETH), Solana (SOL), DAI e Tether (USDT). Além disso, o token pode servir para a emissão de stableecoins.

Novo padrão para o Bitcoin

Os BRC-21, embora novos, mantêm o formato de utilização do BRC-20, usando um arquivo de texto JSON adicionado ao Bitcoin a cada operação para emitir ou transferir tokens. Contudo, o BRC-21 traz novos elementos, como o BTC-Relay, um nó leve que verifica os contratos inteligentes off-chain contendo os tokens transferidos, além do nome do contrato. Tudo isso é incluído no arquivo JSON gerado.

No momento, o BRC-21 é apenas uma proposta, com o primeiro rascunho da documentação apresentado neste mês. Zamyatin vislumbra que a principal aplicação do BRC-21 seria a emissão de stablecoins no Bitcoin.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A ponte cross-chain é um sistema que permite a troca de tokens entre diferentes blockchains. Funciona através do bloqueio e desbloqueio de tokens de uma cadeia para outra, evitando, assim, a emissão dupla de tokens e o gasto duplo.

Embora a proposta do BRC-21 seja promissora, já recebeu críticas. O usuário Bob McElrath, por exemplo, comentou em um tópico sobre o novo padrão: “Não faça isso. Use sua própria rede. Não use a do Bitcoin”. Em resposta, Zamyatin argumentou que para o Bitcoin sobreviver, ele deve ser usado.

A proposta do BRC-21 representa uma inovação no ecossistema de criptomoedas, embora ainda seja necessário um amplo debate para avaliar seus potenciais benefícios e desafios.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.