Economia

Tokenização de ativos reais. O que é e como é criado?

Ativos reais estão sendo tokenizados e assim provando a maturidade do ecossistema sendo construído, mas qual as utilidades e como podemos utilizar disso?

O que é tokenização?

Tokenização é que a transformação de um ativo real em um ativo digital, para isso, é necessário a fragmentação em unidades criptografadas, os quais são basicamente os tokens. Esses tokens funcionam na blockchain e todas transações, movimentações que ocorrerem com ele ou dentro dele, são gravadas na rede.

Com isso, esses tokens são produzidos de forma que possam ser subdivididos, trocados e armazenados em tecnologia de contabilidade descentralizada (DLT).

Visto que, entre os ativos que podem ser tokenizados podemos citar: NFTs, ações de empresas, moedas digitais de banco, patentes, propriedade intelectual, royalties e outras possibilidades

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Um ótimo exemplo é o Itaú tinha um cartão com inúmeras senhas. Ao entrar no banco, ele solicitava uma senha que correspondesse a um número específico. Este cartão era físico. Em seguida, foi migrado para o iToken, uma versão digital do cartão físico, em que as senhas eram geradas de acordo com um protocolo e o número de série do aparelho vinculado ao CPF da pessoa.

Como resultado, hoje qualquer coisa pode ser tokenizada, na teoria qualquer ativo pode ter sua versão digital. Recentemente notícias de tokenização de ativos do setor imobiliário vem sendo discutidos, isso pode trazer diversos benefícios e utilidades além da de compra. Diminuindo dessa forma a burocracia, aumentando liquidez, maior segurança, facilidade em dividir o imóvel se necessário e muito mais. Estamos passando apenas pelo início e seu potencial promete bastante.

Segurança

Uma dúvida comum neste universo é sobre segurança. O que diferencia um token de um token de segurança? Embora o token seja um ativo real na versão digital. Mas a segurança vem de ativos securitizados. Lembre-se que bens são bens e direitos. Assim, a securitização pode ser promovida para poderem ser vendidas no mercado com prêmio ou desconto, garantindo um retorno ao comprador.

Como empresas pode utilizar da tokenização

Os tokens, que representam ativos, são uma forma clara de registrar informações desde sua produção ou criação até o consumo. A tokenização de ativos consiste em transações instantâneas que podem otimizar e expandir o mercado existente de bens e ativos.

Alguns dos benefícios de gerar tokens:

Diminuição de custos: Como muitos processos são automatizados e a manutenção é transparente, a pesquisa do HSBC mostra 90% de economia na emissão de títulos e 40% de redução nos custos de captação em comparação com alternativas privadas, segundo pesquisa.

Maior transparência e conformidade regulatória: Blockchain é transparente e imutável. A visibilidade das transações e do histórico de todos, com acesso adequado ao blockchain, promove a redução de riscos, pois requisitos complexos de conformidade podem ser gerenciados e programados diretamente no token.

Posicionamento de Marca com NFT: Recentemente, várias marcas como Nike, Havaianas e Reserva  tentaram se posicionar nesse mercado, pensando em aproveitar a oportunidade para se conectar com os consumidores através das mídias digitais.

De tal forma, algumas empresas têm estratégias de veicular campanhas com acesso restringido a determinadas coleções ou itens NFT. Isso confere ainda mais importância às marcas na percepção do consumidor com a imagem de uma empresa moderna e atual, principalmente entre as gerações mais jovens e um maior apego aos meios digitais.

Compartilhar
Gabriel Madureira

Estudante de ciência e tecnologia na UNIFESP, possui 3 anos de experiência em criptomoedas e 6 anos no mercado tradicional. Trabalha também produzindo conteúdo sobre DeFi nas redes sociais.

This website uses cookies.