Segurança

Token despenca 99% após ataque hacker de US$ 2 milhões

Um grave incidente de segurança relacionado ao token Grand Base (GB) abalou a comunidade cripto e resultou em uma perda de quase US$ 2 milhões.

Este ataque hacker provocou uma queda quase completa no preço do GB, que caiu 99% logo após a divulgação das informações sobre o hack, de acordo com dados do CoinGecko.

Gráfico de preço do token GB nas últimas 24 horas. Fonte: CoinGecko

O protocolo Grand Base, um dos mais populares para tokenização de ativos do mundo real dentro da blockchain layer-2 da Coinbase, informou sobre o ataque nesta segunda-feira (15), explicando que houve um comprometimento de chave privada.

Token GB vai a praticamente zero após ataque hacker

Um administrador do Grand Base abordou o assunto no canal oficial do Telegram do protocolo. De acordo com o representante da equipe do token GB, os usuários do protocolo devem interromper qualquer atividade com os contratos hackeados.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Por favor, retirem seus LP imediatamente. Pedimos desculpas por toda essa situação”, escreveu o administrador.

A perda foi primeiramente relatada pela empresa de análise de blockchain PeckShield. De acordo com a empresa, o hacker converteu os fundos roubado em Ethereum e, depois, os transferiu para um endereço externo.

Após a primeira divulgação, investigações mostraram que o atacante se aproveitou do controle sobre os contratos deployer para criar GB tokens extras que foram então removidos dos pools de liquidez.

Isso resultou em uma rápida desvalorização do token GB, já que a oferta superou em muito a demanda. Conforme o desastre se desenrolava, a administração do Grand Base atualizou que estavam trabalhando no monitoramento das carteiras do hacker e também com as exchanges centralizadas para evitar que fundos fossem recuperados.

“A equipe está trabalhando para resolver o incidente de segurança e minimizar qualquer risco adicional para nossos usuários”, observou uma porta-voz do Grand Base.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.