Mercado

Token de rede de testes do Ethereum dispara 670% e cria um problema

O token GETH é um dos tokens do ecossistema Ethereum, que alimenta a rede de testes Goerli. De acordo com o CoinGecko, o token registrou uma valorização que superou 670% neste fim de semana.

No sábado, o GETH atingiu o pico desse ciclo, chegando aos US$ 1,60. Contudo, o preço logo entrou em correção e agora vale pouco mais de US$ 0,31. E esse movimento repentino é um problema enorme para a rede de testes. 

O GETH é o token que serve como pagamento das taxas de gas da rede, assim como o Ether (ETH) na rede principal. Conforme o token dispara de preço, as taxas de transação também aumento, o que dificulta os testes.

Nesse sentido, os desenvolvedores agora estão evitando testar seus aplicativos devido ao preço mais caro. Além disso, o fato do GETH está num rastreador como o CoinGecko indica uma forte demanda, algo que não deveria acontecer com uma rede de testes.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Problema antigo

De acordo com Marius van der Wijden, um dos desenvolvedores do Ethereum, o problema do GETH não é novo. Já faz quase um ano que os desenvolvedores tomam discussões sobre como consertar o fornecimento de GETH e evitar que o preço dispare.

Para o desenvolvedor, a solução é relativamente simples: deixar o token morrer. Ou seja, abandonar os testes na rede Goerli e torná-la inútil aos poucos. De fato, van der Wijden chegou a dizer que a rede cumpriu seu propósito e por isso não deve continuar ativa.

“Essa é a intenção de todas as redes de testes: elas devem viver por alguns anos. Depois fica cada vez mais difícil sincronizá-los, então não é muito útil”, afirmou.

Segundo o desenvolvedor, com o lançamento da rede de testes Sepolia não faz mais sentido manter a Goerli. O plano é eliminar lentamente a Goerli fazendo os usuários migrarem para a nova rede de testes. A Sepolia já está em execução, mas ainda não está aberta a todos, por isso a mudança deve ocorrer gradativamente.

À medida que a Sepolia receber novas permissões, os usuários não precisarão mais da Goerli. Quando esta perder sua utilidade, a demanda pelo GETH tende a cair, reduzindo seu valor.

As redes de testes

Lançado em 2019, a Goerli é uma das várias redes de teste que permitem que os desenvolvedores testem seus códigos com segurança antes de implantá-los na rede principal Ethereum. Ela também é a mais antiga rede de teste do Ethereum em operação

Para tornar o ambiente de teste o mais real possível, ele também precisava de um token nativo para as taxas de transação. Esse token foi distribuído livremente por meio das chamadas faucets e dos validadores que mantinham a rede de teste viva.

Para acelerar a distribuição aos desenvolvedores, o projeto LayerZero permitiu a negociação entre a rede principal e a Goerli para ajudar os desenvolvedores. Contudo, esse movimento teve o efeito colateral de transformar o GETH em objeto de especulação.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.