Títulos relacionados ao Bitcoin e ao mercado dominam as notícias sobre criptomoedas em 2018

2018 foi um ano agitado para as criptomoedas. À medida em que o mercado perdeu valor significativamente, uma grande quantidade de manchetes sensacionais mundo afora chamaram a atenção em um período em que a cobertura de notícias sobre moedas digitais mudou drasticamente. De acordo com estatísticas do Cryptocompare e pesquisas alternativas de outras fontes, divulgadas pela Bitcoin.com, as narrativas sobre criptoativos evoluíram rapidamente.

Os 5 principais blogs de criptomoedas de acordo com dados classificados de forma algorítmica

No ano passado, a cobertura do mercado de criptoativos mudou acentuadamente em toda a indústria, com um monte de novos blogs e repórteres individuais tentando cobrir o ecossistema. Por exemplo, o site de dados com classificação algorítmica Detailed classifica 50 agências de notícias focadas em criptomoedas, com as classificações atualizadas a cada 24 horas.

Expondo conteúdo pago

O ano passado também viu um aumento na quantidade artigos patrocinados mas que não eram identificados como “propaganda”, principalmente de ICOs. A empresa Corin Faife, da Breaker Magazine, informou em outubro que mais da metade de todas as publicações de criptomoedas receberam dinheiro para publicar material promocional. Dos 22 meios de comunicação de criptomoedas, 12 disseram que publicariam conteúdo pago sem revelar aos leitores que tratava-se de conteúdo patrocinado. Dois estabelecimentos explicaram que fariam “sob certas condições” e os preços praticados eram entre US$240 e US$4.500 por artigo publicado. O relatório da Faife conclui que muitas das agências de notícias são sites de alto tráfego que se classificam perto do topo dos resultados de notícias do Google. Uma publicação de notícias removeu um membro da equipe depois que a evidência da Breaker Magazine foi publicada.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Manchetes sobre comércio e mercado aumentam

Outro estudo publicado em 16 de janeiro pelo site de análise Cryptocompare mostra uma quantidade significativa de mudanças na cobertura de notícias no ano passado. Usando a API da empresa, a empresa coletou metadados de 64.605 artigos de 25 sites de notícias ao longo de 2018. Um gráfico mostra como os assuntos “Bitcoin” e “blockchain” dominaram as principais categorias de cobertura de notícias. Outros tópicos como comércio, mineração, ICO, patrocinados, exchanges e carteiras tiveram uma cobertura muito mais enxuta.

Charlie Humberstone, executivo da Cryptocompare, explica que os comentários sobre comércio e mercado aumentaram em 2018.

“Como sempre, os mercados de criptomoedas voláteis foram um tópico de grande interesse para os leitores e conquistaram uma grande parte da cobertura noticiosa – Apesar dos preços em queda, o número artigos sobre criptomoedas e comentários de mercado aumentaram com o passar do ano”, detalha a pesquisa de Humberstone.

Artigos relacionados ao Bitcoin dominaram a mídia de criptomoedas em 2018

Embora muitas altcoins e tokens tenham ganhado os holofotes nos últimos dois anos, o Bitcoin continua sendo um dos assuntos dominantes do ecossistema. O autor observa que os artigos relacionados à principal criptomoeda do mercado atingiram um pico de 42% até o final de 2018, mas o material relacionado à blockchain permaneceu predominante.

Leia também: Nasdaq ganha patente para serviço de notícias construído sobre blockchain

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.