Categorias Notícias

The Bitcoin Standard: o livro perfeito para iniciantes no universo das criptomoedas

O crescimento do mercado de criptomoedas em termos de valor e interesse corporativo, principalmente a partir de 2017, fez aumentar o número de obras que discorrem sobre o tema. Antes escassos, os livros passaram a facilitar o acesso dos leitores à mais conteúdo sobre Bitcoin, criptoativos em geral e tecnologia blockchain.

Para dar início à essa lista, o Criptomoedas Fácil tem o prazer de trazer um dos livros mais recomendados para iniciantes: The Bitcoin Standard.

Menos tecnologia, mais conceitos

Em termos de economia, um dos países que mais contribuíram para a nova onda de economistas e escritores sobre o tema foi o Líbano. O pequeno país, lar do investidor e matemático Nassin Taleb (autor de Antifrágil e A Lógica do Cisne Negro), deu ao mundo o autor de The Bitcoin Standard, o economista Saifedean Ammous.

Ammous é formado em economia pela Universidade Adnar Kassar, em Beirute, capital do Líbano. Ele também é professor associado de economia da instituição e toda a sua formação econômica pode ser verificada nas quase 300 páginas de seu livro, lançado em abril desse ano.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

The Bitcoin Standard possui um grande diferencial em relação às demais obras escritas antes dele. O livro não se preocupa em destrinchar toda a tecnologia Blockchain e seus aspectos, tampouco em como funciona a rede do Bitcoin. Ao invés disso, o livro trata o Bitcoin como uma moeda, discorrendo sobre os impactos monetários da criação de Satoshi Nakamoto em comparação com outros sistemas monetários que existiram ao longo da história.

Quem lê o livro pela primeira vez pode se confundir e achar que está diante de um tratado sobre economia, ou mesmo sobre história econômica. Afinal, dos 10 capítulos do livro, sete deles praticamente não mencionam Bitcoin ou criptoativos em geral. Ao invés disso, o autor discorre sobre a história monetária de vários povos, dos nativos da Polinésia antiga até o padrão-ouro do século XIX. No meio desse apanhado, Ammous descreve suas opiniões – muitas delas bastante ácidas – sobre as mudanças no sistema financeiro, a piora na qualidade da moeda e como isso impactou diversas áreas, da arte até a mentalidade de investimento.

Nos três capítulos finais, o autor dedica espaço para falar sobre o Bitcoin. O entusiasmo do libanês com a criptomoeda pode ser sentido em cada frase lida. Os maximalistas do Bitcoin certamente irão adorar a obra, visto que Ammous fala exclusivamente do Bitcoin e de seu valor como o que ele chama de sound money (dinheiro sólido, em tradução livre). Aliás, sound money é a expressão mais recorrente no livro. Ela representa não apenas a visão de Ammous sobre o dinheiro, mas também a opinião da maioria dos entusiastas do Bitcoin desde a sua criação.

Uma leitura para leigos

The Bitcoin Standard é uma excelente obra para o leitor que não tem qualquer conhecimento técnico sobre o Bitcoin e a Blockchain – e não se interessa primariamente sobre essa face. O livro é não apenas sobre Bitcoin, mas sobre economia como um todo, e como a invenção de Satoshi Nakamoto pode ser o motor para uma nova forma de dinheiro, mais sólida e livre de interferências de governos e burocratas.

Embora o livro esteja disponível apenas em inglês, a leitura é leve e de fácil compreensão. Sem nenhuma fórmula, código ou gráfico complexo, o livro também possui a vantagem de seu recente lançamento, o que o deixa ainda mais atual frente a um mercado que mal completou 10 anos de existência.

O livro pode ser adquirido em formato físico ou em e-book aqui.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.