Categorias Notícias

Tether vai lançar stablecoin atrelada à libra esterlina em julho

Cerca de um mês depois de lançar uma stablecoin atrelada ao peso mexicano, a Tether – emissora da maior stablecoin em valor de mercado, a USDT (avaliada em US$ 68 bilhões), – anunciou uma nova moeda digital estável.

Trata-se do token GBPT, atrelado ao valor da libra esterlina. De acordo com um comunicado emitido pela Tether nesta quarta-feira (22), a previsão é que o lançamento da nova stablecoin ocorra no mês de julho deste ano.

O suporte inicial à blockchain incluirá o Ethereum, mas outras redes blockchain podem ser adicionadas no futuro.

Stablecoin GBPT

Com o lançamento, a GBPT se juntará a quatro outros tokens indexados à moedas fiduciárias que a Tether tem no mercado: o USDT, atrelado ao dólar dos EUA; o EURT, atrelado ao Euro, o CNHT, atrelado ao Yuan chinês offshore, bem como o MXNT, atrelada ao peso do México.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O GBPT será um ativo digital estável que está atrelado em 1:1 à libra esterlina britânica. O GBPT será construído pela equipe confiável de desenvolvedores por trás do Tether USDT e operará sob tether.to. A criação do GBPT colocará libras esterlinas na blockchain e fornecerá uma opção mais rápida e menos dispendiosa para transferências de ativos”, destacou a Tether.

Foco no Reino Unido

O lançamento do ativo digital estável pareado à libra ocorre pouco tempo depois de o Tesouro do Reino Unido anunciar planos para tornar o país um hub global de criptomoedas.

Conforme destacou o Tesouro, o governo está disposto a tomar medidas para que as stablecoins sejam reconhecidas como forma válida de pagamento.

Segundo a Tether, essa iniciativa torna o Reino Unido um local privilegiado para a próxima onda de inovação do setor.

“Acreditamos que o Reino Unido é a próxima fronteira para a inovação blockchain e a implementação mais ampla de criptomoedas para os mercados financeiros. Esperamos ajudar a liderar essa inovação fornecendo aos usuários de criptomoedas em todo o mundo acesso a uma stablecoin denominada em GBP”, disse Paolo Ardoino, CTO da Tether.

Ardoino disse ainda que a Tether está pronta para trabalhar com os reguladores do país para tornar esse objetivo uma realidade.

Circle lança stablecoin em euro

Enquanto isso, a Circle, emissora da segunda maior stablecoin em valor de mercado, a USDC, também está fazendo novos lançamentos.

Conforme noticiou o CriptoFácil, a Circle adicionou uma nova moeda ao seu portfólio. De acordo com um anúncio oficial, a nova stablecoin se chamará Euro Coin (EUROC) e o lançamento vai ocorrer no dia 30 de junho.

Como o nome deixa claro, a EUROC terá lastro no euro, moeda comum da Europa. A Circle afirmou que a moeda estável terá o mesmo sistema da USDC. Ou seja, as reservas de euro da empresa vão fornecer o lastro de 1 para 1 no EUROC em relação ao euro.

Leia também: Uniswap compra protocolo Genie e fará airdrop de USDC

Leia também: ADA vê aumento na participação de mercado mesmo com o adiamento do hard fork Vasil

Leia também: Startup de criptomoedas MoonPay lança plataforma NFT com Universal e Fox

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.