Categorias Notícias

Tether confirma que stablecoin USDT não é 100% garantida em dólares americanos

A Tether confirmou em seu site oficial que o USDT não é 100% lastreado puramente em dólares americanos. Em uma nova atualização em seu site, a principal stablecoin do mercado, controlada pela Bitfinex, declarou que o USDT é 100% garantido, no entanto, não unicamente em reservas fiduciárias, como afirmava anteriormente.

Agora o site destaca que:

“Todo Tether é 100% respaldado por nossas reservas, que incluem moeda tradicional [dólares americanos] e equivalentes de caixa e, de tempos em tempos, podem incluir outros ativos e recebíveis de empréstimos feitos pela Tether a terceiros, que podem incluir entidades afiliadas (coletivamente, ‘reservas’).”

No entanto, os termos anteriores que respaldavam as stablecoins e que motivaram várias críticas em torno do projeto, indicavam que o USDT era 100% respaldado por dólares americanos armazenados em bancos, “cada Tether é sempre lastreado em 1 para 1, por dolares mantidos em nossas reservas. Então 1 USD ₮ é sempre equivalente a 1 USD”, dizia o portal.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O lastro do USDT sempre foi um ponto de questionamentos na indústria de criptomoedas. Em dezembro do ano passado, a Bloomberg News informou que viu os extratos bancários da Tether indicando que, pelo menos durante o tempo pesquisado, a empresa detinha dólares suficientes para sustentar os tokens do USDT no mercado.

Grande parte da controvérsia em torno da empresa surge do fato de que a Tether nunca forneceu uma auditoria independente completa de suas garantias em dólar. No entanto, em novembro, divulgou uma carta do Deltec Bank, com sede nas Bahamas, como prova de reservas.

A Tether e a Bitfinex foram supostamente intimadas pela Comissão de Comércio de Futuros de Commodities dos EUA em dezembro de 2017, embora não tenha sido informado por que na época. As duas empresas também foram acusadas por pesquisadores  de manipular o preço do bitcoin usando o USDT.

Leia também: Tether anuncia lançamento de nova versão do USDT na blockchain da Tron

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.