Categorias Notícias

Tether coloca no mercado mais 60 milhões de USDT sem avisar usuários

A Tether, empresa que controla o desenvolvimento do USDT, principal stablecoin do mercado, criou mais de 60 milhões de unidades de seu token sem comunicar oficialmente ao mercado. A transação foi capturada pelo Whale Alert, que identificou o tesouro do Tether cunhando cerca de 60 milhões de USDT em 9 de março às 12:33 UTC na blockchain Ethereum. A seguir estão os detalhes da transação:

Somente após a publicação, Paolo Ardoino, diretor de tecnologia da Bitfinex e da Tether, declarou que tratava-se de um reabastecimento de estoque:

“PSA: reabastecimento de estoque. Observe que essa é uma transação autorizada, mas não emitida, o que significa que esse valor será usado como estoque para solicitações de emissão do próximo período”, destacou.

Porém, a declaração e a falta de transparência do USDT, amplamente criticada pelo comunidade de criptomoedas, foram novamente alvo de protestos nas redes sociais, com usuários chegando a comparar a iniciativa ao resgate do Fed (Sistema de Reserva Federal dos EUA): “versão da Crypto do resgate do Fed. Aguarde”, disse um usuário.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Após a cunhagem de 60 milhões de USDT , 35 milhões de USDT foram transferidos do tesouro da Tether para provavelmente sua carteira de câmbio para redistribuição para exchanges como Binance, Huobi e OKEx. Questionada, a Bitfinex destacou a diferença entre uma transação emitida e uma transação autorizada, reiterando o que Ardoino havia dito:

“Transações autorizadas são tokens criados em uma blockchain e disponíveis para distribuição ao público (…) Uma vez criados/autorizados, esses tokens estão disponíveis para venda a terceiros, mas até então, eles ficam na tesouraria da Tether como autorizados, mas não emitidos. Fundamentalmente, eles não são contados no valor de mercado do USDT no momento, pois não foram liberadas no ecossistema digital”, destacou um comunicado de transparência da Tether emitido somente depois da repercussão.

Leia também: Usuários da Huobi Argentina já podem trocar Peso Argentino por Bitcoin e Tether

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.