Categorias Notícias

Testes com contratos inteligentes da Cardano começam em abril

A atualização que promete trazer contratos inteligentes para a Cardano está próxima. O anúncio foi dado por Charles Hoskinson, CEO da IOHK, responsável pelo desenvolvimento da rede.

Durante a conferência Cardano360, realizada na quinta-feira (25), Hoskinson fez o anúncio. A nova atualização será uma rede de testes chamada Alonzo, com lançamento previsto até maio.

“Pela primeira vez, publicamente, as pessoas serão capazes de redigir contratos inteligentes e implantá-los em Cardano”, disse o executivo.

Contratos serão passo para DeFi

De acordo com roadmap de lançamento, a Alonzo virá na forma de um hard fork. Ela será implementada até abril ou, no máximo, início de maio.

Inicialmente, os contratos inteligentes estarão disponíveis apenas para fins de teste. Eles serão totalmente implementados com o lançamento da rede principal, que está previsto para agosto.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Entre os lançamentos, será possível trocar criptoativos diferentes entre a blockchain. O processo é semelhante ao que já ocorre em aplicativos executados no Ethereum, como a Uniswap.

Com eles, a Cardano poderá vir a ser mais uma concorrente no mercado de finanças Descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês). Plataformas como a Binance Smart Chain já estão em estágios avançados de implementação dessas tecnologias.

Contudo, o Ethereum ainda é a principal plataforma de aplicativos descentralizados. Parte de sua valorização se deu pelo crescimento desses aplicativos e das DeFi.

Embaixador da Cardano fala sobre mudanças

O CriptoFácil conversou com Marcus Vinicius, embaixador da Cardano no Brasil. Ele explicou que o lançamento da Alonzo faz parte da principal meta da rede.

Desde seu ICO, a Cardano se propõe a ser uma plataforma de contratos inteligentes baseada em pesquisas. O anúncio no programa Cardano360 se refere ao cronograma de lançamento da Purus, linguagem nativa para execução dos contratos na Cardano, e de parte de sua estrutura.”

Segundo Vinicius, o novo lançamento faz parte da terceira e última etapa da fase Goguen da Cardano. Com ela, os contratos inteligentes serão iniciados.

Outro lançamento que ocorreu na Cardano360 foi o da máquina virtual IELE. Ela será lançada como uma prova de conceito, cuja previsão é de sair nos próximos seis meses.

“A IELE é uma máquina que tem o propósito de interoperar com linguagens de programação tradicionais do mercado: Python, C++, etc. Este projeto pode aumentar a adoção da blockchain da Cardano por ser uma ponte com o mercado de desenvolvimento tradicional”, explicou Vinicius.

Leia também: Altcoin Daily lista 5 criptomoedas com enorme potencial para abril

Leia também: Já é possível pagar pouco para transacionar no Ethereum

Leia também: Analista aponta 2 criptomoedas para comprar durante correção do Bitcoin

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.