SWIFT poderá adotar tecnologia Blockchain

A Swift, a maior empresa para envio de remessas financeiras para outros países, é uma plataforma que conecta mais de 11 mil organizações bancárias e de valores mobiliários, infraestruturas de mercado e clientes corporativos em mais de 200 países e territórios. A empresa está um passo mais perto de adotar o blockchain.

Após meses de trabalho, uma equipe de desenvolvedores na plataforma de pagamentos interbancária completou uma prova de conceito construída com a blockchain Hyperledger Fabric. Projetado para testar o movimento de contas bancárias de membros em uma distribuição descentralizada que pode ajudar a Swift ver os dados em tempo real, o projeto agora está pronto para a próxima fase.

De acordo com Damien Vanderveken, chefe de pesquisa e desenvolvimento da RGD do banco de distribuição da Swift, os seguintes bancos já receberam acesso à plataforma para novos testes: o Grupo Bancário da Austrália e da Nova Zelândia, o BNP Paribas, o BNY Mellon, o DBS Bank, o RBC Royal Bank e a Wells Fargo.

Se for bem sucedido, a Swift acredita que os testes podem liberar bilhões de dólares em fundos inativos nas contas dos bancos, que são criados em todo o mundo para manter várias moedas apenas no caso de serem necessárias para transações. Ao transferir os fundos para um livro público compartilhado, o teste procura confirmar se essa prática pode ser eliminada, liberando o capital para ser investido em outros empreendimentos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Espera-se que os bancos fundadores completem seu trabalho no próximo mês, momento em que os resultados serão validados por 22 bancos adicionais, incluindo: ABN Amro, Deutsche Bank, JPMorgan Chase e Standard Chartered.

O ceticismo permanece

Embora uma pequena atualização, a notícia de que o teste está avançando, no entanto, tem implicações notáveis ??para a adoção do Swift e blockchain nos bancos de forma mais ampla. Por um lado, mesmo apesar dos esforços do blockchain em vários estágios de desenvolvimento da Swift, a organização permanece publicamente cética em relação à tecnologia. Isto foi especialmente verdadeiro em relação aos pagamentos em tempo real, onde a Swift está expandindo seus serviços usando trilhos de pagamento tradicionais, mesmo quando a startup Ripple aponta para os operadores financeiros com seu modelo de razão distribuída para pagamentos instantâneos.

Aqui, Vanderveken ecoou o tom habitualmente incrédulo da Swift, concluindo que tais desenvolvimentos não são necessariamente preocupantes na organização.

Vanderveken concluiu:

A revolução Blockchain é um exagero, com certeza a blockchain impulsiona a inovação, mas mais precisamente a inovação nos pagamentos. Mas até que ponto isso impulsiona para pagamentos instantâneos? Não estou certo disso.


Para mais notícias sobre o Bitcoin, Ethereum, Altcoins e Blockchain siga-nos em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/criptomoedasfacil/
Youtube: https://www.youtube.com/c/criptomoedasfacilcf
Telegram: http://telegram.me/criptomoedasfacil
Twitter: https://twitter.com/criptofacil
Linkedin: https://www.linkedin.com/company-beta/16170094
Instagram: https://www.instagram.com/criptofacil 

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.