Categorias Notícias

Suposto esquema de pirâmide atua no Brasil usando contrato inteligente Ethereum

Um site americano está alertando sobre um suposto esquema de pirâmide financeira que está atuando em diversos países da América do Sul, dentre eles o Brasil. O Doubleway está usando contratos inteligentes da blockchain Ethereum, segunda maior criptomoeda em valor de mercado, para tornar os golpes ainda mais sofisticados. 

De acordo com o portal, embora a empresa não esclareça sobre quem é seu administrador ou dono, há uma boa chance de que o responsável pela execução do Doubleway esteja baseado na América do Sul. O domínio do site da Doubleway (“doubleway.io”) foi registrado em 4 de setembro de 2019.

Apesar de operar em vários países, o foco principal dos criminosos é a Colômbia que possui o maior percentual de tráfego do site (50%). Já o Brasil possui 12%, enquanto a Venezuela possui 8%. Os dados são da Alexa.

Apesar de não apresentar produtos ou serviços disponíveis em seu site, o Doubleway promete rendimentos de até 40 mil ETH por ano. Para entrar no esquema, as vítimas precisam depositar 0,08 ETH. No momento, o Ether está cotado a aproximadamente US$ 132. 

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O esquema funciona da seguinte forma:

Os afiliados recém-recrutados oferecem 0,08 ETH aos afiliados existentes por meio de uma matriz 2 × 8 que coloca um afiliado no topo de uma matriz, com duas posições diretamente abaixo delas. Este é o primeiro nível da pirâmide. Quando um usuário convida outros, ele recebe “presentes” dos novos afiliados, dobrando o valor “investido”. As posições na matriz continuam a ser preenchidas por meio de recrutamento indireto direto.

Leia também: Justiça trata G44 Brasil como fundo de investimento em Bitcoin

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.