Mercado

Stablecoins: TUSD toma participação de mercado da USDT no 2º trimestre

Em uma reviravolta significativa no mercado de criptomoedas, a stablecoin TrueUSD (TUSD), emitida pela TrustToken, vem conquistando território antes dominado pelo líder do setor, a Tether (USDT).

No último trimestre, a negociação entre o par BTC/TUSD representou expressivos 61% de todo o volume de Bitcoin na Binance, que responde por mais de 50% do mercado spot (à vista) de Bitcoin. Um relatório trimestral da Kaiko, empresa de análise do mercado cripto, mostra que os pares TUSD representaram 20% dos volumes em todas as exchanges.

Apesar do crescimento em volume de negociação da TUSD, a liquidez da stablecoin da TrustToken deixou a desejar. Isso indica uma postura mais cautelosa por parte dos investidores ao fornecer liquidez à stablecoin.

A Binance tem sido instrumental nessa mudança de forças. Há alguns meses, a exchange começou a eliminar as comissões pelas operações do par BTC/TUSD, o que resultou em um rápido aumento no volume de transações com a stablecoin.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Isso ficou evidente em 16 de junho, quando o valor de mercado da TUSD saltou de US$ 2 bilhões para US$ 3 bilhões em apenas 24 horas, de acordo com dados do CoinMarketCap.

TUSD x USDT

No dia 21 de junho, a Binance reforçou essa tendência ao anunciar “uma taxa de negociação zero para pares de criptomoedas stablecoin novos e existentes em USD”. Este movimento estratégico tem suas raízes na dificuldade que a Binance enfrentou com sua própria stablecoin, a Binance USD (BUSD).

Em fevereiro, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) entrou com uma ação contra a Paxos, startup e parceira da Binance na emissão do BUSD, alegando que o BUSD é um valor mobiliário não registrado. A ação resultou na interrupção da emissão da stablecoin, forçando os usuários a buscarem alternativas como a TUSD.

Atualmente, a TUSD ocupa o quinto lugar entre as stablecoins por valor de mercado, atrás da USDT, da USD Coin (USDC), da DAI e da BUSD, segundo dados do CoinMarketCap.

Lançada em 2018, a TUSD passou vários anos no mercado de criptomoedas sem chamar muita atenção. No entanto, os acontecimentos dos últimos meses catapultaram a stablecoin para um protagonismo inédito, sinalizando uma potencial reconfiguração do mercado das stablecoins.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.