Categorias Notícias

Stablecoins ganham popularidade na Índia em meio às proibições do banco central local

Em reação às atitudes contrárias ao mercado de criptoativos que foram tomadas pelo Banco Central da Índia (RBI) – como o bloqueio de contas bancárias e a proibição de saques em rúpias – um número cada vez maior de exchanges no país está adicionando stablecoins como TrueUSD (TUSD) e USDTether (USDT) às suas plataformas. Essa estratégia faz parte das soluções que as empresas encontraram para minimizar o impacto da proibição bancária sobre criptoativos imposta pelo banco central da Índia.

Pelo menos três exchanges anunciaram movimentos de adoção de stablecoins em suas plataformas. As stablecoins são tokens que possuem lastro em uma moeda fiduciária (dólar, euro, etc) e foram criadas com o objetivo de fornecer uma maior estabilidade ao mercado de ativos digitais no que refere-se à volatilidade das cotações.

Confira algumas das empresas que já anunciaram a implantação desses tokens:

Unocoin

A Unocoin, uma das maiores exchanges da Índia, anunciou na última quarta-feira, 08 de agosto, a inclusão do TUSD em sua plataforma de trading, a Unodax. Um token ERC-20 construído na plataforma Trusttoken, cada TUSD é respaldado por um dólar mantido em reserva que pode ser resgatado. Atualmente, a Unodax oferece 23 pares de negociação TUSD, incluindo Bitcoin, Bitcoin Cash, Ether, Litecoin e Ripple (XRP).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A decisão [de adicionar o TUSD] foi tomada para minimizar o impacto da circular do RBI nos investidores e comerciantes de ativos digitais”, relatou a Inc42. O banco central do país emitiu uma circular proibindo os bancos de prestarem serviços às empresas de criptomoedas em 06 de abril.

A publicação citou o CEO e cofundador da bolsa Sathvik Vishwanath comentando sobre a adição:

“Depois que o RBI baniu as transferências bancárias para investimentos e transações de criptoativos, procuramos soluções plausíveis para ajudar nossos usuários a continuarem trabalhando, sem interrupções nem aborrecimentos.”

Zebpay

Outra importante exchange na Índia, a Zebpay, adicionou o TUSD à sua plataforma no início desta semana, conforme reportado pelo site Bitcoin.com.

A exchange também reduziu as taxas de retirada para várias moedas. Para TUSD, “as taxas de retirada foram zeradas até 31 de agosto de 2018″. A Zebpay escreveu:

“Agora você pode comprar, vender e negociar TUSD em dois pares de negociação: TUSD-INR (rúpia indiana) e BTC-TUSD.”

WazirX

A Wazirx lançou um serviço “P2P” com garantia em 10 de julho, que usa o USDTether (USDT) para permitir que os usuários depositem e retirem rúpias em um esforço para contornar a proibição do RBI. Emitidos na blockchain do Bitcoin através do protocolo Omni Layer, cada USDT é garantido por um dólar e os créditos da Tether Limited são mantidos em reserva e podem ser trocados por dinheiro. A Wazirx também adicionou TUSD como uma opção de depósito.

A bolsa explicou que o USDT é usado para “fazer com que estabilidade e liquidez aconteçam”, elaborando que:

“Ao construir a plataforma P2P da empresa, percebemos que, como as flutuações dos preços das criptomoedas estão além do nosso controle, precisávamos trazer uma moeda estável. Como queríamos adicionar a moeda estável com a maior liquidez do mercado global, decidimos escolher o USDT.”

Outras exchanges indianas

Além das três empresas já citadas, outras exchanges resolveram utilizar as stablecoins para contornar proibições. No sábado, 11 de agosto, a Zecoex anunciou que introduziu os mercados de negociações de TUSD para os pares BTC, ETH e XRP.

As stablecoins estão ganhando popularidade na Índia. A empresa Coindelta adicionou USDT para negociação, depósitos e saques. A negociação de rúpias foi ativada em 19 de julho e a longa lista de criptoativos da plataforma em 24 de julho. A bolsa observou:

“O USDT é uma moeda estável, o valor dele é sempre atrelado ao preço em dólar. Isso torna mais fácil para as pessoas manterem seus fundos.”

A Koinex introduziu o TUSD em 6 de julho e pretende que esse mercado sirva como alternativa ao dinheiro local como moeda estável. Os usuários podem depositar e negociar TUSD contra rúpia, BTC, ETH e XRP. Segundo a exchange:

“Com a ausência de corredores para a rúpia, começamos a encontrar uma alternativa adequada à estabilidade dos ativos digitais em relação à moeda fiduciária. Depois de grandes esforços, temos o prazer de anunciar a introdução do TrueUSD (TUSD) como uma stablecoin na Koinex.”

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.