Categorias Notícias

Sony desenvolve solução de blockchain para gerenciamento de direitos autorais

Nesta segunda-feira, 15 de outubro, de acordo com a agência de notícias Cointelegraph, a multinacional de tecnologia japonesa Sony revelou que está trabalhando em uma extensão do seu sistema de gerenciamento de direitos digitais com blockchain. O projeto é uma parceria entre a Sony Music Entertainment Japan e a Sony Global Education.

O projeto ainda sem nome – cuja comercialização está sendo atualmente “considerada” – visa especificamente “gerenciar informações relacionadas a direitos de obras escritas”.

O anúncio ocorre cerca de um ano depois que a Sony anunciou seu produto de blockchain original para dados educacionais, quando fez parceria com a gigante de tecnologia IBM.

O comunicado de imprensa observa que esse “novo sistema” é construído a partir do sistema desenvolvido anteriormente pela Sony e pela Sony Global Education para “autenticação, compartilhamento e gerenciamento de direitos de dados educacionais e, adicionalmente, recursos para processar informações relacionadas a direitos”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A Sony observa que “os avanços nas tecnologias de criação de conteúdo digital permitem que qualquer pessoa transmita e compartilhe conteúdo”, acrescentando:

“Mas a gestão de direitos desse conteúdo ainda é realizada convencionalmente pelas organizações do setor ou pelos próprios criadores, necessitando de uma maneira mais eficiente de gerenciar e demonstrar a propriedade de informações relacionadas a direitos autorais para trabalhos escritos.”

O complicado processo de proteção dos direitos digitais contra a falsificação levou ao desenvolvimento de vários projetos de blockchain, cada um visando um nicho ligeiramente diferente dentro da esfera maior.

A natureza exata da blockchain a ser usada pela Sony, entretanto, permanece incerta, com a empresa descrevendo a tecnologia de forma mais geral como uma forma de “registrar informações verificáveis ​​de uma maneira difícil de falsificar”.

“O Grupo Sony também está considerando maneiras inovadoras de usar a tecnologia blockchain para gerenciamento de informações e distribuição de dados em vários campos diferentes”, acrescentou.

Em agosto, o Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO, na sigla em inglês) divulgou duas patentes da Sony que haviam sido registradas para estimular ecossistemas baseados em blockchain.

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.