Mercado

Solana é a blockchain mais popular do ano, com 49% do interesse dos investidores

Um levantamento do CoinGecko revelou que o ecossistema Solana (SOL) é, até agora, o mais popular do ano entre os investidores de criptomoedas.

De acordo com o relatório, publicado nesta quarta-feira (20), o ecossistema Solana responde por 49,3% do interesse global dos investidores em criptomoedas em narrativas específicas da blockchain.

Conforme destacou o CoinGecko, a mentalidade dominante do ecossistema Solana foi alimentada pela recuperação contínua de Solana de volta aos máximos de 2021. Ao mesmo tempo, teve como fator impulsionador o forte desempenho dos principais tokens de projetos do ecossistema, como Pyth, e as memecoins nativas, como dogwifhat (WIF).

Logo após a rede Solana, vem o Ethereum (12,73%), BNB Chain (5,38%), Cosmos (4,51%), Avalanche (3,89%), Arbitrum (3,32%), Base (3,23%) e outras blockchains com percentuais inferiores a 3%.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Blockchains mais populares do ano. Fonte: CoinGecko

Solana lidera entre as blockchains mais populares do ano

Com relação à segunda posição do Ethereum, o CoinGecko destacou que isso provavelmente ocorre porque o Ethereum já está bem estabelecido e é familiar aos investidores. Dessa forma, não é mais considerado uma nova e popular narrativa cripto. Ao mesmo tempo, a atenção ao ecossistema Ethereum está cada vez mais dispersa pelos ecossistemas da camada 2 construídos sobre ele.

O terceiro ecossistema mais popular, o BNB Chain, da exchange de criptomoedas Binance, também segue capturando a atenção devido à subida do preço do BNB perto do seu máximo histórico.

Além destes, dois ecossistemas da camada 1 seguem de perto a BNB Chain em popularidade: Cosmos e Avalanche.

Para o ecossistema Cosmos, os recentes airdrops bem-sucedidos de Celestia e Dymension ajudaram a impulsionar a rede. Além disso, as cadeias construídas no Cosmos SDK também conseguiram se classificar entre os ecossistemas de blockchain mais populares.

Enquanto isso, para o ecossistema Avalanche, o “hype” foi alimentado por memecoins como Coq Inu e seu potencial para liderar jogos em cripto.

Entre as blockchains da linguagem de programação Move, o Sui é mais popular, respondendo por quatro vezes a participação do ecossistema Aptos .

O ecossistema TON representa 1,9% do interesse narrativo do ecossistema e é a 11ª mais popular, beneficiando-se da afiliação da Toncoin ao aplicativo de mensagens Telegram.

No geral, os 20 ecossistemas blockchain mais populares representam um total combinado de 97,4% do interesse dos investidores. Os 2,6% restantes de interesse estão espalhados por outros 38 ecossistemas de blockchain, incluindo o ecossistema Near Protocol, que perdeu por pouco o ranking dos 20 primeiros.

Ecossistemas de camada 2 mais populares

O ecossistema Arbitrum e o ecossistema Base emergiram como os mais populares entre as camadas 2 do Ethereum. A participação do Arbitrum provavelmente é contribuída pelo fato de a rede ser a maior camada 2 em termos de valor total bloqueado (TVL). Enquanto isso, a popularidade do ecossistema Base foi impulsionada por sua afiliação à exchange cripto Coinbase.

Mas apenas cinco ecossistemas da camada 2 do Ethereum conseguiram se classificar entre os 20 mais populares. Os ecossistemas da camada 2 que receberam relativamente menos atenção até agora este ano incluem Optimism, Blast e Starknet, que ficaram fora dos 20 primeiros.

No total, todas as camadas 2 do Ethereum representam 11,9% do interesse dos investidores nos ecossistemas blockchain. Isto é comparável à participação de 12,7% do interesse dos investidores do principal ecossistema Ethereum.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.