Categorias Notícias

Site faz sátira e permite que qualquer pessoa se auto-proclame Satoshi Nakamoto

A identidade de Satoshi Nakamoto ainda é um enigma e tem motivado alguns “espertinhos” a se autoproclamarem o criador do Bitcoin, fornecendo supostas “provas” que posteriormente são identificadas como fraudulentas pela comunidade.

Enquanto personalidades como Hal Finney, Nick Szabo, Wei Dai, entre outros já foram apontados por terceiros como os criadores do Bitcoin (fato negado por todos), outras pessoas como Craig Wright fazem questão de afirmar que criaram o BTC. Agora, qualquer pessoa também pode reclamar o posto de Wright e inclusive fornecer como “provas” credenciais com assinaturas em hash.

O site Albacore foi criado como uma espécie de sátira e também um alerta contra as fraudes que vêm sendo perpetuadas usando o nome de Nakamoto, em especial Wright (principal alvo da crítica do site).

“Com todos aparentemente tentando provar que são Satoshi (olhando para você Craig Wright e “faketoshi twitter” ), decidimos tornar mais fácil para outras pessoas fazerem reivindicações semelhantes”, diz o portal.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Por meio dele, clicando em um botão, uma assinatura e um hash de mensagem, que poderá ser validado com êxito como estando “ligado” ao bloco gênesis do Bitcoin, podem ser gerados por qualquer usuário.

Para desmistificar os “fakesatoshis”, o Albacore publicou um post no Medium e um repositório no Github, no qual detalha como picaretas tentam se passar por Satoshi Nakamoto. Além do post, citam postagens de Greg Maxwell e Pieter Wuille (1 , 2 e 3 ) que esmiunçam as afirmações feitas por Wright e outros que se autoproclamaram o criador do Bitcoin.

Leia também: Autoproclamado Satoshi Nakamoto responde à processo de bilhões de dólares

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.