Tecnologia

Sexto maior banco da Europa emite tokens em Ethereum

O banco francês Société Générale alcançou um novo marco em sua incursão no universo das criptomoedas ao emitir seu primeiro título digital “verde” como um token registrado na blockchain Ethereum.

Os security tokens foram lançados pela SG-FORGE, divisão de gestão de ativos digitais do banco, e foram adquiridos por dois investidores institucionais de destaque, o AXA Investment Managers e Generali Investments.

Esses títulos tokenizados fazem parte do programa Sustainable and Positive Impact Bond da Société Générale, iniciado em 2015, destinado a financiar projetos com impacto ambiental positivo.

O token em Ethereum representa uma obrigação sênior sem garantia de 10 milhões de euros, com vencimento em 3 anos, onde parte dos lucros contribuirá para o programa de Impacto Positivo do banco.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A instituição bancária destacou que a emissão desses títulos digitais visa aproveitar as funcionalidades distintas da tecnologia blockchain, como transparência, rastreabilidade e agilidade nas transações e liquidações.

A Société Générale vê os tokens em Ethereum como uma ferramenta para promover a transparência global entre emissores e investidores.

Tokens em Ethereum

Além disso, o banco ressalta a medição da pegada de carbono associada aos títulos tokenizados em Ethereum, disponível 24/7 no contrato inteligente dos títulos, permitindo que emissores e investidores monitorem as emissões de carbono vinculadas à infraestrutura financeira.

Uma novidade é a opção para os investidores liquidarem suas participações diretamente na cadeia, utilizando o stablecoin EUR CoinVertible (EURCV), emitido pela SG-FORGE em abril de 2023.

A Société Générale, fundada em 1864, tem explorado o ecossistema de Bitcoin e criptomoedas há anos. Desde 2016, o banco tem demonstrado interesse no mercado, abrindo vagas para especialistas em programação nessa área. Em 2020, utilizou o blockchain do protocolo Paxos para liquidar ações nos Estados Unidos.

A instituição, agora autorizada a operar com criptomoedas na França, amplia a lista de grandes bancos que aderiram ao mercado de criptoativos por meio de serviços e produtos relacionados, demonstrando um avanço significativo no setor financeiro tradicional rumo à adoção das tecnologias emergentes.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.