Categorias Notícias

Serviço postal da Austrália fornece sistema de identidade digital para facilitar o comércio de criptomoedas

Uma improvável história de parceria entre o antigo e o novo está se desenrolando na Austrália.

Segundo o portal de notícias CCN, o Australia Post, serviço de entregas que já possui 209 anos, está usando tecnologia de identificação digital para permitir que exchanges de criptomoedas realizem verificações de clientes (KYC, na sigla em inglês) em questão de minutos, simplificando o processo de compra de criptativos no país consideravelmente.

Usando o serviço “Digital iD” do Australia Post, os clientes das exchanges australianas não precisam mais esperar dias para verificarem suas fotos e documentos antes de serem autorizados a negociar. Essa demora deve-se às atuais leis de KYC e combate à lavagem de dinheiro (AML, na sigla em inglês) no país. Em vez disso, eles agora podem concluir seus procedimentos de registro em apenas alguns minutos.

Removendo barreiras de identificação

A principal implicação do Digital iD é a remoção de uma barreira de adoção de criptomoedas, que tradicionalmente atormenta as exchanges – a dificuldade de obter provas confiáveis de identidade dos clientes -, foi removida de uma só vez.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ao invés de compartilhar documentos e detalhes pessoais várias vezes com diferentes plataformas, que representam um risco significativo para a segurança do consumidor, os usuários só precisam se registrar uma vez no Digital iD e compartilhar a verificação de identidade com qualquer plataforma integrada com a tecnologia.

Uma das primeiras a adotar essa tecnologia é a Digital Surge, exchange de criptomoedas com sede em Brisbane. A empresa permite aos usuários não apenas a compra e venda de criptoativos, mas também o pagamento de contas através da plataforma. Josh Lehman, diretor da Digital Surge, destacou a utilidade do Digital iD para a plataforma, afirmando:

“O Digital iD nos permite verificar a identidade de um comprador de Bitcoin em minutos, em vez dos dias exigidos pelo processo tradicional. Pela primeira vez, um australiano pode conectar-se a um computador, inserir sua carteira de habilitação ou detalhes do passaporte e comprar Bitcoin em questão de minutos. Queríamos criar uma exchange segura, simples e rápida de usar, e o Digital iD nos permitiu fazer isso.”

Os usuários também têm a oportunidade de decidir quanto de suas informações de identidade desejam compartilhar cada vez que vinculam seu Digital iD a uma nova plataforma, o que reduz sua exposição às ameaças de segurança.

Inovação e tradição

Como foi dito no início da matéria, o serviço postal australiano surpreendeu e trouxe uma inovação que muitos não acreditavam ser possível em uma instituição com mais de 200 anos.

Entre os australianos, o Australia Post é conhecido como “snail mail” (correio caracol), uma provável alusão à sua velocidade na entrega das correspondências. Mas parece que em termos de blockchain, a inovação está a todo vapor.

Dando sua opinião sobre o potencial do Digital iD para dimensionar e resolver problemas, mesmo para além do uso pelas exchanges nas verificações de KYC, o gerente geral da Digital iD Cameron Gough disse:

“O Digital iD dá às pessoas mais controle sobre os dados pessoais compartilhados com as organizações. Por exemplo, a maioria das pessoas entrega sua carteira de motorista para provar que pode entrar legalmente em um bar, mas tudo o que é necessário é um nome e uma data de nascimento – não essas informações e o endereço residencial completo.”

Além da Digital Surge, o Digital iD está atualmente trabalhando com outras duas plataformas de criptomoedas, a Coinjar e a Coin Loft. O impacto de longo prazo de seu processo simplificado de gerenciamento de identidades é notável, mas vários observadores acreditam que esse poderia ser o impulso de trazer um número substancial de novos investidores australianos para as criptomoedas, pois isso os poupa do estresse e do risco individual envolvidos nos procedimentos de KYC tradicionais.

Aqui no Brasil, a identidade digital também já é uma realidade. A OriginalMy fornece o Blockchain ID, um aplicativo para smartphone que gera uma identidade digital em blockchain. O uso da ferramenta é gratuito e ela está disponível para Android e iOS.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.