Categorias Notícias

Senado Federal debate a regulação de Bitcoin e criptomoedas no Brasil esta semana

Embora as criptomoedas não possuam uma regulamentação específica no Brasil, a Receita Federal vem emitindo regras para o setor e indicando como exchanges e empresas que operam com Bitcoin devem informar ao regulador suas movimentações. De olho neste tema e buscando debater o assunto na perspectiva da proteção ao consumidor e defesa da ordem econômico-financeira nacional, as Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal do Brasil, promoverão audiência pública conjunta nesta quarta-feira, 26 de junho.

Para o senador Flávio Arns (Rede- PR), um dos requerentes da audiência, a falta de regulamentação e fiscalização representa sérios riscos aos consumidores e à economia “diante da possibilidade de uso de tais ativos virtuais para o financiamento atividades ilegais diversas, tais como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e tráfico de entorpecentes, ou mesmo para a obtenção de ganhos ilícitos em detrimento  da coletividade, como a criação de pirâmides financeiras e outros mecanismos fraudulentos”.

O senador Styvenson Valentin (Podemos-RN), que também requereu o debate, considera que a audiência será uma oportunidade de discutir a importância do esforço regulatório do setor de criptoativos.

Ele propõe “debater a necessidade de haver requisitos impostos às pessoas e empresas que negociam os criptoativos no mercado brasileiro, definir o ente público mais adequado para atuar na supervisão e fiscalização desse setor, e analisar a importância da criação de tipos penais específicos para combate às práticas ilegais existentes no crescente mercado das moedas virtuais”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Para a audiência, foram convidados representantes do Ministério da Economia, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Receita Federal do Brasil, da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto), e da Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain (ABCB).

A audiência está marcada para as 9h, na sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa.

Leia também: Requerimento para debater criptoativos no Senado é aprovado

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.