SegWit completa um ano de existência; Adoção de 37% está longe do ideal

Faz mais de um ano desde que a atualização de escala conhecida como testemunha segregada, ou SegWit, foi ativada na rede do Bitcoin. O que era para ser uma grande revolução no protocolo da criptomoeda, provou seu valor, mas está longe do volume ideal de adoção: apenas cerca de 36% de todas as transações do Bitcoin estão realmente usando o SegWit.

Por que a taxa mínima de adoção segue tão baixa? Uma das razões é que, como qualquer upgrade compatível com versões anteriores (também chamado de soft fork), o SegWit garante que os participantes da rede que não fizeram upgrade para o mesmo software ainda possam seguir a mesma rede apenas com um conjunto de regras um pouco menos restrito. Por isso, nem todos os nós fizeram a migração para o novo sistema.

Como resultado, algumas empresas e exchanges postergaram a decisão de habilitar as transações com SegWit, apesar da vantagem de baixo custo que ela apresenta ao enviar pagamentos – em alguns casos, a redução foi superior a 90%.

“Algumas das empresas de capital de risco não se importam em pagar taxas de transação”, disse Rusty Russell, desenvolvedor da Blockstream, empresa de tecnologia de blockchain, em entrevista ao portal CoinDesk. “Eles podem gastar US$ 1 milhão por semana em taxas e ninguém realmente se importa, porque o que importa é o número de usuários.”

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Chamando a mudança para otimizar as operações da SegWit, Russell disse à CoinDesk em dezembro que, devido a um declínio significativo nas taxas de transação desde o início de 2018, a prioridade atual das startups é “otimizar o crescimento, não implementar novas tecnologias legais.”

Ainda assim, tanto Russell quanto Aaron Lasher, diretor de estratégia da empresa de carteira de Bitcoin BRD, suspeitam que a pressão pela adoção do SegWit aumentará para as empresas no caso de um novo aumento no preço do Bitcoin. Como Lasher disse ao CoinDesk em novembro:

“Não sentimos pressão agora para implementar o SegWit porque isso não faz grande diferença, mas acontecerá durante o próximo aumento de preços. Eu não sei se vai ser daqui a um ano, três anos ou cinco anos, mas tenho certeza que vai acontecer.”

Lasher admitiu que não foi tarefa fácil alterar o código de backend para reconhecer, enviar e receber transações SegWit. “Há um monte de mecânicas as quais você tem que ser atencioso”, disse ele. “É o dinheiro das pessoas. O normal é não fazer nada porque a rede atual ainda funciona e você não está arriscando os fundos de seus clientes com uma mudança.”

Para Lasher, Tyler Winklevoss, co-fundador do Gemini, disse em um fórum aberto de perguntas e respostas no Reddit no início deste mês que modernizar as carteiras das exchanges para SegWit era um procedimento “muito complicado” que exigia a construção de uma nova carteira a partir do zero.

Embora ainda não tenha sido lançado para o Bitcoin, Winklevoss prometeu migrar para o novo sistema de carteira no primeiro trimestre deste ano.

E quanto mais cedo melhor, no ponto de vista de Russell, quem aconselha as empresas e os intercâmbios a pensar de forma proativa.

“Francamente, em algum momento, quando as taxas subirem, se houver empresas que não apoiam o SegWit, as pessoas que sentirem o peso das altas taxas sobre suas operações obviamente levarão seus negócios para outro lugar que tenha feito o trabalho [para apoiar o segwit]”, disse Russell.

Incentivos aos mineradores

Próximo do lançamento do SegWit, em agosto de 2017, diversos conflitos surgiram motivados pelas opiniões diferentes a respeito de como a implementação do SegWit deveria ser feita – ou mesmo se ela deveria ser feita.

De fato, desde 2017, a parcela da comunidade que desaprovava o SegWit concentrou seus esforços em torno de uma criptomoeda alternativa, o Bitcoin Cash (agora listadas em algumas bolsas como Bitcoin ABC e Bitcoin SV devido a uma recente divisão de sua rede).

Embora existam empresas de mineração de Bitcoin que antigamente se opunham veementemente à ativação do SegWit – sendo a gigante Bitmain a principal opositora – os incentivos financeiros para os mineradores validarem as transações ativadas pelo SegWit agora são difíceis de ignorar.

Com transações habilitadas pelo SegWit representando quase 40% da rede de bitcoins, isso significa que transações deliberadamente excluídas por razões ideológicas reduziriam a recompensa total de mineração concedida aos mineradores pela validação de um novo bloco. Não à toa, a adoção dos mineradores ao SegWit ocorreu sem maiores transtornos.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.