Categorias Notícias

Segunda maior gestora de ETFs do mundo inicia testes para digitalização de ativos

A gestora de investimentos Vanguard anunciou na quinta-feira, 11 de junho, a conclusão da fase inicial da digitalização de títulos lastreados em ativos. Esse foi um projeto realizado em conjunto com a startup de blockchain Symbiont.

De acordo com as empresas, a iniciativa teve sucesso em “modelar o ciclo de vida completo de uma liquidação em uma rede de tecnologia de contabilidade distribuída (DLT). Com isso, ela replicou os fluxos de transações de ponta a ponta”.

“A Vanguard se dedica a fornecer soluções inovadoras e de classe mundial que ajudam a aprimorar o setor de serviços financeiros”, disse Warren Pennington, diretor e chefe do Grupo de Estratégias de FinTech de Gerenciamento de Investimentos da Vanguard.

“Ao digitalizar e simplificar o processo de emissão, poderemos aumentar a velocidade e a transparência das transações. Consequentemente, reduzimos custos e minimizamos a exposição ao risco. Isso acaba por levar a um modelo de negócios mais eficiente para as gerações futuras da atividade do mercado de capitais”, afirmou Pennington.

Tendência de tokenização de ativos

O evento marca mais uma entrada de grandes empresas no mercado de blockchain. A Vanguard é a maior gestora de fundos mútuos do mundo e a segunda maior gestora de ETFs. Além da empresa, o Citibank, o BNY Mellon, a State Street e um “grande emissor de ABS dos EUA” participaram.

Anteriormente, a Vanguard e a Symbiont fizeram parceria em várias iniciativas relacionadas a blockchain. Entre elas estão a automação do rastreamento de dados de índice e um teste de blockchain na plataforma da FX Trading. As empresas começaram a trabalhar juntas em 2017.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O CEO da Symbiont, Mark Smith, também comemorou o sucesso da emissão.

“A demonstração bem-sucedida de uma emissão de ABS é um importante passo em frente na mudança fundamental da infraestrutura do mercado de capitais por meio da tecnologia blockchain.”

Essa não é a primeira vez que ativos são digitalizados por meio da blockchain. A Overstock, uma das gigantes de varejo dos EUA, tokenizou parte de suas ações. Logo após, a empresa anunciou o pagamento de dividendos em criptoativos aos seus acionistas.

Também com a finalidade de tokenização, a Overstock e a Tezos fecharam uma parceria. Nesse sentido, as empresas farão a tokenização de imóveis no Reino Unido.

Leia também: Juíza do TRT-2 aceita evidências registradas em blockchain

Leia também: Louis Vuitton registra blockchain para e-commerce no Brasil

Leia também: Procuradoria Geral de São Paulo debaterá sobre blockchain e DLT

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.