Categorias Notícias

Segunda exchange é acusada de fraude na Turquia em 1 semana

Investidores de criptomoedas da Turquia estão tendo problemas. Após a prisão de dezenas de envolvidos com a exchange Thodex, uma nova plataforma de troca foi desmantelada em menos de uma semana.

Na sexta-feira (23), a Bloomberg divulgou que a Vebitcoin interrompeu suas operações, alegando não conseguir atender sua demanda.

“Devido aos recentes desenvolvimentos na indústria de criptomoeda, nossas transações se tornaram muito mais intensas do que o esperado. […] Decidimos encerrar nossas atividades a fim de cumprir todos os regulamentos e reivindicações”, informou a companhia.

Após o anúncio, o Conselho de Investigação de Crimes Financeiros bloqueou as contas da corretora e abriu uma investigação. Além disso, o diretor executivo da companhia e outros três funcionários foram detidos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Colapso em exchanges turcas?

O desmonte de duas exchanges turcas começou na semana passada.A Thodex — que detinha 390 mil clientes — foi a primeira plataforma acusada de fraude.

A investigação foi iniciada após o advogado Absullah Usame Crean entrar com uma ação judicial representando as supostas vítimas. Em seu relatório, foi alegado que Fatih Faruk Oze, fundador da Thodex, cometia fraude financeira.

O processo foi protocolado depois que a exchange interrompeu as negociações de criptoativos, impossibilitando que seus clientes realizassem transações.

A abertura de inquérito levou 62 pessoas detidas para prestar esclarecimentos. Já Oze não foi encontrado pelas autoridades.

Passados dois dias, a Vebitcoin também cancelou suas operações de forma abrupta no país. A corretora registrava mais de US$ 60 milhões em volume diário, cerca de R$ 327,4 bilhões.

O Conselho de Investigação de Crimes Financeiros do país bloqueou os acessos bancários da exchange e abriu uma investigação. O diretor executivo, Ilker Bas, e outros três colaboradores foram detidos.

Quanto a Thodex, caso os valores não sejam recuperados, estima-se que o prejuízo totalize bilhões de dólares.

Inflação

Para o chefe de pesquisa da Deniz Investment, Orkun Godek, o mercado de criptomoedas carece de regulação.

“Riscos podem desencadear novos riscos. As pessoas podem fechar posições em outros lugares para combater suas perdas de [valores em] criptomoedas”, alertou.

Parte do boom no mercado de ativos digitais na Turquia é atribuído à inflação do país, que atingiu 16,2% em março. Além disso, a lira — moeda local — enfraqueceu mais de 10% em relação ao dólar este ano.

Promessa de custódia

Visando reduzir a desconfiança despertada em alguns investidores após as últimas polêmicas, a exchance BTCTurk anunciou que oferecerá o serviço de custódia a seus clientes.

A corretora detém cerca de 3 milhões de usuários na sua plataforma. Segundo o diretor executivo, Ozgur Guneri, as operações serão disponibilizadas no último trimestre deste ano e estarão abertas para outras exchanges.

Regulamentação no país

Este mês, Sahap Kavcioglu, líder do banco central turco, expôs a intenção de inviabilizar pagamentos com criptomoedas a partir de 30 de abril.

De acordo com a autoridade financeira, empresas de pagamento serão proibidas de realizar transações com moedas digitais.

O volume mensal de criptomoedas na Turquia tem atingido bilhões de dólares.

Leia também: Binance inicia venda de ações de Apple, Microsoft e MicroStrategy

Leia também: JPMorgan pretende lançar seu fundo de Bitcoin ainda em 2021

Leia também: Abertura de capital da Coinbase terá efeitos no Brasil, diz especialista

Compartilhar
Juliana Nascimento

Jornalista com ascendente em áries que curte board games, livros e séries/filmes.

This website uses cookies.