Categorias Notícias

Secretário-geral da ONU diz que organização deve adotar blockchain

De acordo com um relatório da Forbes, publicado neste sábado, dia 28 de dezembro, o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que a blockchain está entre as tecnologias a serem adotadas pela organização.

À Forbes, ele elogiou a tecnologia, dizendo que a plataforma é um componente crucial da organização no que diz respeito à construção de um mundo mais sustentável.

A declaração de Guterres corrobora com o movimento mundial de adoção da blockchain e das criptomoedas. Além disso, mostra como às principais organizações do mundo estão implementando essas tecnológicas nos mais altos níveis.

Blockchain para acelerar alcance dos ODS

Em meio à diversos tipos de aplicação da blockchain, a ONU está focada em garantir aos seus doadores que suas contribuições estão, de fato, sendo destinadas para o propósito que desejam. Ao mesmo tempo, a organização está buscando reduzir o desperdício de dinheiro.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No comunicado, Guterres destacou:

“Para que as Nações Unidas cumpram melhor nosso mandato na era digital, precisamos adotar tecnologias como blockchain que possam ajudar a acelerar a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Uma alternativa para a falta de confiança

Há tempos o secretário-geral vem abordando a blockchain em seus discursos com o intuito de dar mais visibilidade ao potencial da tecnologia.

Na assembleia geral da ONU, realizada em setembro de 2018, por exemplo, ele citou a blockchain como um dos caminhos para resolver o problema da falta de confiança nas operações internas da organização. Na ocasião, Guterres também falou sobre o potencial da plataforma para alcançar os ODS, que incluem metas para redução da pobreza e para consumo responsáveis de bens.

Guterres não está em contato direto com a implementação da tecnologia blockchain na ONU. Entretanto, ele está agindo para que seja adotada. No plano chamado de “Estratégias do Secretário-geral da ONU sobre Novas Tecnologias”, publicado em 2018, que abordava o uso da tecnologia para atingir os ODS, o escritório de Guterres assumiu a responsabilidade de pela coordenação e implementação do plano. O secretário-geral publicou:

“À medida que aprendemos o que está funcionando e o que não está, revisitaremos a estratégia e a atualizaremos, garantindo sua relevância para apoiar uma cultura de inovação e que nossos esforços globais estejam se beneficiando de experiências nos níveis nacional e regional”.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.