Categorias Economia

SEC vence batalha judicial contra empresa cripto e abre ‘precedente perigoso’; entenda

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC, venceu uma batalha judicial contra a empresa LBRY, Inc., por trás do protocolo descentralizado LBRY, após alegar que o token nativo da plataforma, o LBC, estava sujeito a supervisão regulatória.

De acordo com o tribunal, o criptoativo emitido pela LBRY corresponde a um contrato de investimento, apesar de a empresa não ter vendido os tokens por meio de uma oferta inicial de moedas (ICO). Isso representa, segundo o tribunal, uma violação à Seção 5 do Securities Act de 1933.

“Como nenhum julgador razoável de fato poderia rejeitar a alegação da SEC de que a LBRY ofereceu a LBC como garantia, e a LBRY não tem uma defesa trivial de que faltou notificação justa, a SEC tem direito a julgamento”, escreveu o juiz distrital dos EUA Paul J. Barbado na conclusão da sentença. 

Ainda segundo o tribunal, a LBRY promoveu a LBC como um investimento que cresceria em valor ao longo do tempo através do desenvolvimento da rede LBRY.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

LBRY perde batalha contra a SEC

Criada em 2016, a LBRY é uma plataforma descentralizada de compartilhamento e publicação de conteúdo de propriedade de seus usuários. Em março do ano passado, a empresa foi alvo da ação da SEC que acabou de ser concluída em favor do regulador. Sobre a decisão, a equipe da LBRY lamentou, mas disse em sua conta no Twitter que não vai desistir

“Nós perdemos. Desculpe a todos”, tuitou. “Vamos lamber nossas feridas um pouco, mas não vamos desistir. Temos uma equipe brilhante, dezenas de milhões de conteúdos, centenas de milhares de criadores e um dos aplicativos web3 mais populares do mundo. O melhor ainda está por vir.”

A empresa alertou ainda que a decisão “estabelece um precedente extraordinariamente perigoso que torna todas as criptomoedas nos EUA um security, incluindo o Ethereum”.

A decisão é um grande golpe para os emissores de criptomoedas como um todo. E muitos especialistas estão argumentando que a SEC está fazendo “regulamentação por imposição”. Além disso, alega-se que a SEC não deu aviso suficiente às empresas de criptomoedas sobre como aplicará sua supervisão.

Preço do LBC despenca após decisão

Após a decisão em desfavor da LBRY ser tornada pública, o preço do token LBC despencou. Só no acumulado das últimas 24 horas o ativo digital recuou 35,6% para o preço atual de R$ 0,065, de acordo com dados do CoinGecko.

Gráfico de preço do token LBC nas últimas 24 horas – Fonte: CoinGecko

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.