Categorias Notícias

SEC rejeita ETF de Bitcoin à vista da VanEck

Após uma longa espera e muita expectativa, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC, rejeitou nesta sexta-feira (12) o pedido de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin com base no mercado à vista da VanEck.

O pedido para lançamento do ETF na Cboe BZX Exchange havia sido submetido pela empresa de investimento em 1º de maio.

No pedido, a Cboa BZX Exchange queria que a SEC fizesse uma mudança de regra permitindo listar o fundo de Bitcoin da VanEck.

Contudo, em sua decisão, a SEC alegou preocupação de “fraude e manipulação” no mercado à vista de Bitcoin:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Esta ordem desaprova a mudança de regra proposta”, disse a SEC no comunicado, publicado nesta sexta. “A Comissão conclui que a BZX não cumpriu seu ônus sob o Exchange Act e as Regras de Prática da Comissão para demonstrar que sua proposta é consistente com os requisitos do Exchange Act Seção 6 (b) (5), em particular, o requisito de que o as regras de uma bolsa de valores nacional devem ser ‘concebidas para prevenir atos e práticas fraudulentas e manipuladoras’ e ‘para proteger os investidores e o interesse público’”.

SEC e os ETFs de Bitcoin

Esse raciocínio está de acordo com rejeições anteriores da SEC de ETFs que rastreariam o preço do Bitcoin diretamente. 

Quando derrubou um ETF de Bitcoin proposto por Cameron e Tyler Winklevoss anos atrás, a agência fez as mesmas alegações. 

A SEC disse que as preocupações com manipulação de mercado precisavam ser resolvidas antes de aprovar um produto à vista.

Até hoje, o regulador estadunidense só permitiu que avançassem os ETFs de futuros de Bitcoin. Ou seja, contratos que apostam no preço futuro da criptomoeda. Nos EUA, esses contratos são regulados pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC).

ETF de BTC: Futuros sim, à vista não

Conforme noticiado pelo CriptoFácil, o primeiro ETF de futuros aprovado pela SEC foi o da ProShares. No primeiro dia, o fundo movimentou quase US$ 1 bilhão. Trata-se de segundo maior volume da história entre os ETFs.

Em seguida, o regulador aprovou mais dois ETFs de futuros de BTC. Um deles foi o da própria VanEck e o outro da Valkyrie Investment.

Recentemente, a BlockFi também submeteu à SEC um pedido para um ETF de Bitcoin à vista. A iniciativa é resultado de uma parceria com a empresa de gestão de investimentos Neuberger Berman. Mas pelo visto, no que depender da SEC, este será mais um pedido engavetado.

Leia também: Fundação Ethereum transfere 20 mil ETH para Kraken e traders esperam queda na criptomoeda

Leia também: BC celebra 1 ano do Pix em live com iFood, Tim, Nath Finanças e outros

Leia também: Criptomoeda que quer revolucionar o WiFi sobe 82% na semana e é destaque no mercado

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.