Categorias Notícias

SEC dos EUA adia decisão sobre ETF da VanEck novamente

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) adiou novamente a decisão sobre a aprovação do pedido de um ETF de Bitcoin feito pela VanEck SolidX Bitcoin Trust Securities. Este é o terceiro adiamento do órgão regulador norte-americano sobre o tema. Segundo um documento publicado pela comissão, a SEC está “instituindo” um processo para aprovar ou desaprovar uma mudança de regra na proposta. O regulador solicitou comentários do público, com prazo de 21 dias a partir da publicação do pedido no Registro Federal, e refutações a esses comentários, com prazo de 35 dias após essa publicação. Isso significa que a proposta não deve ser aprovada nos próximos dois meses.

Segundo uma reportagem do portal Coindesk, o novo prazo para a SEC tomar uma decisão é 19 de agosto, no entanto, segundo o advogado Jake Chervinsky, esse prazo pode ser estendido até 18 de outubro. Com a decisão, outros pedidos de ETF de Bitcoin que aguardam uma manifestação do órgão regulador também devem ser adiados, tendo em vista que o ETF da VanEck era considerado a proposta mais “sólida” e com mais possibilidade de aprovação. Ainda não é certo como a recente decisão pode afetar o lançamento da Bakkt, plataforma de negociação de criptoativos da Bolsa de Valores de Nova York.

Recentemente, como mostrou o CriptoFácil, a SEC havia adiado outra proposta, a da Bitwise. No arquivo, a SEC revelou que adiou sua decisão sobre o ETF da Bitwise e também solicitou que as partes interessadas enviem seus comentários sobre a proposta. Assim, a comissão solicita que essas partes “apresentem observações escritas sobre os seus pontos de vista, dados e argumentos relativos às questões acima identificadas, bem como quaisquer outras preocupações que possam ter com a proposta”.

Em sua carta de despedida como presidente da Comissão do Comércio de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC, na sigla em inglês), J. Christopher Giancarlo criticou, indiretamente, a posição da SEC em relação às criptomoedas e argumentou que se sentia “feliz por ter estado no comando durante este tempo e ser uma voz no governo capaz de acalmar alguns dos medos e pedidos para demitir, impedir ou esmagar esta nova tecnologia”, destacando também que sob sua gestão ” a CFTC não tem sido espectadora da digitalização dos mercados modernos” em contraposição, a SEC vem há quase um ano se abstendo de tomar uma decisão clara sobre ETFs e outros produtos lastreados em Bitcoin.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Leia também: Pela segunda vez, SEC adia decisão sobre proposta de ETF enviada pela Bitwise

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.