Categorias Notícias

Satoshi Nakamoto é homenageado com curiosa estátua

Budapeste, capital da Hungria, será a primeira cidade do mundo a erguer uma estátua física para homenagear Satoshi Nakamoto, o misterioso fundador do Bitcoin.

Graças a um financiamento comunitário, Nakamoto vai ganhar um busto de bronze em tamanho real no país europeu. 

Como a verdadeira identidade de Nakamoto é desconhecida, a estátua terá um conceito diferente.

A obra terá uma face, mas ela será feita com um material reflexivo em que cada pessoa poderá “se ver” em Satoshi Nakamoto.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O objetivo é promover a ideia: “Somos todos Satoshis”, reforçando os fundamentos do Bitcoin como uma criptomoeda descentralizada e independente de governos ou indivíduos.

Comunidade financiou estátua de Satoshi

A escultura do criador do white paper do Bitcoin será feita pelos artistas Réka Gergely e Tamás Gilly.

A iniciativa é de quatro organizações: a exchange de criptomoedas Sr. Coin, a Crypto Academy, a Blockchain Hungary Association e a Blockchain Budapest.

Além dos fundadores do projeto, a comunidade de criptomoedas também aderiu ao financiamento.

Foi criada uma campanha de financiamento comunitário para arrecadar o valor que faltava para a construção da estátua. De acordo com o portal local, ao todo, 27 organizações e indivíduos fizeram doações para o projeto.

Com a ação foram arrecadados cerca de 3 milhões de florins húngaros, o que equivale a pouco mais de R$ 55.000, na cotação em reais.

Estátuas de anônimos

Apesar de parecer estranho construir um busto de alguém cujo rosto é desconhecido, essa não será a primeira vez que a Hungria faz algo do tipo.

Isso porque a capital do país também possui uma outra estátua que homenageia uma personalidade anônima. Trata-se da estátua chamada “Anonymus Szobor” construída pelo artista Miklos Ligeti.

Assim como no caso de Satoshi Nakamoto, a identidade do contador de histórias e primeiro cronista medieval húngaro é desconhecida.

Embora Satoshi tenha desparecido sem deixar rastros há cerca de 10 anos, seu legado será eterno. Afinal, ele deixou para o mundo o Bitcoin, uma criptomoeda livre de intervenções do governo, descentralizada e segura.

Leia também: Binance e Mercado Bitcoin fazem ações sociais no Bitcoin Pizza Day

Leia também: Famoso analista: Bitcoin vai voltar a US$ 60.000, não venda agora

Leia também: 3 criptomoedas seguiram em alta durante correção do Bitcoin

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.