Categorias Notícias

Sam Bankman-Fried irá ao tribunal pela primeira vez desde condenação

O fundador da exchange de criptomoedas FTX, Sam Bankman-Fried, está programado para comparecer ao tribunal nesta quarta-feira (21) pela primeira vez desde sua condenação por fraude em novembro. Ele comparecerá para uma audiência em Manhattan sobre o possível conflito de interesse de seu novo advogado.

Conforme noticiou a Reuters hoje, em janeiro, Bankman-Fried, de 31 anos, contratou o advogado de defesa Marc Mukasey para ajudá-lo a representá-lo durante sua sentença e provável apelação.

Um júri de tribunal federal considerou o ex-bilionário culpado de desviar bilhões de dólares de clientes da FTX. Mukasey também está representando o fundador da empresa de empréstimos de criptomoedas falida Celsius Networks, Alex Mashinsky. Ele enfrenta acusações de inflar artificialmente o valor do token de criptomoeda interno da empresa e obter US$ 42 milhões com a venda de suas participações. Mashinsky, contudo, se declarou inocente.

Caso Sam Bankman-Fried e FTX

Em uma petição ao tribunal em 6 de fevereiro, os promotores do caso de Bankman-Fried disseram que Mukasey e seu sócio Torrey Young tinham possíveis conflitos de interesse. Isso porque o fundo de hedge Alameda Research de Bankman-Fried usou fundos de clientes roubados da FTX para pagar um empréstimo à Celsius.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Bankman-Fried pode desejar argumentar na sentença ou em caso de apelação que a Celsius e credores similares não foram fraudados e não têm direito a restituição. A Celsius, e potencialmente Mashinsky, podem adotar uma posição contrária”, escreveram os promotores.

Além disso, eles disseram que Bankman-Fried deveria ser autorizado a continuar com Mukasey desde que ele compreenda o possível conflito. Bankman-Fried, que está preso no Metropolitan Detention Center do Brooklyn desde agosto de 2023, enfrentará sua sentença no dia 28 de março. Ele pode enfrentar décadas de prisão.

Na audiência agendada para quarta-feira, espera-se que o juiz federal Lewis Kaplan pergunte a Bankman-Fried se ele renunciará ao direito de levantar objeções ao possível conflito no futuro. Mashinsky, de 59 anos, renunciou a esse direito em uma audiência na terça-feira perante o juiz federal John Koeltl.

Mukasey e Young disseram nessa audiência que poderiam representar justamente tanto Bankman-Fried quanto Mashinsky.

Bankman-Fried foi representado durante seu julgamento de um mês por Mark Cohen e Christian Everdell. Mas eles continuam a representá-lo ao lado de Mukasey e Young. Mashinsky está em liberdade sob fiança e seu julgamento deve ocorrer no dia 28 de janeiro de 2025.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.