Tecnologia

Sam Altman retorna como CEO da OpenAI, criadora do ChatGPT

Menos de 24 horas após ser contratado pela Microsoft, Sam Altman, da OpenAI, deixou seu novo cargo. De acordo com o perfil da OpenAI no X, Altman decidiu retornar ao cargo de CEO da empresa após fechar um acordo. O retorno ocorreu de maneira imediata e Altman já reassumiu suas funções.

Conforme noticiou o CriptoFácil, Altman deixou o cargo de CEO na OpenAI e foi para a Microsoft, onde atuaria como líder da equipe de Inteligência Artificial da empresa. A volta do CEO marca um drama e reviravoltas que se desenrolam na OpenAI, cujo conselho demitiu Altman após desconfiar de sua capacidade de liderança.

Já o CEO da Microsoft, Satya Nadella, confirmou a volta de Altman para a empresa. Com isso, ele desiste de ocupar o cargo de líder de IA da gigante. Nadella disse que a desistência ocorreu de “comum acordo” e parabenizou Altman pelo seu retorno para a antiga companhia. Vale ressaltar que a Microsoft é a maior investidora da OpenAI.

Sam Altman retorna à OpenAI

A OpenAI revelou que existe um acordo para o retorno de Sam Altman como CEO. Esse acordo inclui a formação de um novo conselho inicial com Bret Taylor como presidente, juntamente com Larry Summers e Adam D’Angelo. Dessa forma, Altman terá um conselho mais favorável a sua permanência, ao contrário da composição anterior.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, as partes ainda estão discutindo as especificidades deste acordo. A OpenAI expressou gratidão pela paciência demonstrada por Altman e pelo conselho durante este processo. Por outro lado, Nadella declarou que apoia a volta de Altman à OpenAI, após sua demissão na semana passada.

“Estamos ansiosos para desenvolver a nossa forte parceria e entregar o valor desta próxima geração de IA aos nossos clientes e parceiros”, disse Nadella.

Retribuindo este anúncio, Sam Altman afirmou seu amor pela OpenAI e esclareceu que todas as ações recentes visaram a preservação da equipe e de sua missão. A volta de Altman ocorreu em parte graças à Nadella, já que o CEO da Microsoft aprovou a composição no novo conselho.

De volta ao seu cargo, o novo velho CEO da OpenAI espera desenvolver a forte parceria entre a empresa e a Microsoft. Greg Brockman, aliado de Altman, também confirmou seu retorno à OpenAI.

Microsoft discute mudanças de governança com OpenAI

Com um investimento de US$ 13 bilhões na OpenAI, a Microsoft está agora discutindo algumas mudanças de governança que planeja solicitar do conselho da empresa. Isso inclui possíveis mudanças de governança na OpenAI, buscando aumentar a eficácia do conselho e garantir um melhor alinhamento com a gigante.

De fato, a Microsoft, como principal investidora, é grande interessada em manter a estabilidade da empresa.

As alterações propostas podem envolver o aumento do tamanho do conselho e a elevação do limite de experiência dos seus membros. Fontes familiarizadas com a Microsoft, sob anonimato, revelaram que a empresa pretende fortalecer a sua posição e influência na tomada de decisões em manobras estratégicas significativas.

Em meio a todo o drama da diretoria em torno da demissão de Sam Altman, a OpenAI pediu a seus funcionários que se concentrassem no trabalho. A OpenAI está redirecionando seu foco para o desenvolvimento de produtos e parcerias, buscando minimizar distrações decorrentes de incertezas de liderança.

Numa mensagem dirigida aos funcionários da OpenAI na terça-feira (21), Peter Deng, vice-presidente de Produto da empresa, comunicou a decisão de canalizar a energia da empresa para o desenvolvimento de produtos inovadores. Esta mudança estratégica visa promover um ambiente mais produtivo e minimizar as perturbações causadas pelas discussões contínuas de liderança.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.