Notícias

Saiba o que é uma altseason e como se preparar para ela

Uma altseason, ou “altcoins season”, é um evento caracterizado pelo fato das altcoins valorizarem de forma exponencial enquanto o Bitcoin mantém seu valor. A última altseason ocorreu em dezembro de 2017, quando altcoins valorizaram entre 100 a 400 vezes.

Altseasons são também tidas por especialistas como única forma de “enriquecer” de forma expressiva atualmente no mercado de criptomoedas, uma vez que um salto como aquele exibido pelo Bitcoin em 2017 é pouco provável.

Saiba como se preparar

De acordo com um texto publicado por Nicolas Matusiak no Medium, a altseason é como uma “Black Friday”, onde traders fazem boa parte dos seus ganhos do ano. Além disso, é possível acumular os ganhos em Bitcoin.

Desta forma, é muito importante saber reconhecer uma altseason. O primeiro passo para isso é prestar atenção na dominância do Bitcoin: se ela estiver muito alta, pode-se descartar a possibilidade de uma altseason. Contudo, um rápido declínio nessa métrica pode indicar a aproximação de uma altseason.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A dominância do Bitcoin é o quanto seu valor de mercado tem de participação em relação ao valor total do mercado de criptoativos. Por exemplo, uma dominância de 65% significa que o valor de mercado do Bitcoin representa o mesmo no valor total do mercado de criptoativos.

Então uma queda em sua dominância significa que as altcoins estão valorizando e o criptoativo dominante do mercado não consegue acompanhar.

Na altseason ocorrida em 2017, a dominância de 69% do Bitcoin caiu para 37% em 35 dias. Em março de 2018, durante outra altseason, a dominância do Bitcoin mantida em 50% declinou para 38% durante o curso de 40 dias.

No fim das contas, isso significa que Bitcoin está sendo vendido e trocado por altcoins, representando uma entrada de capital neste mercado. Investidores, ao perceberem que o fluxo de capital nas altcoins está aumentando, correm para não perder a oportunidade – propelindo as altcoins ainda mais rápido.

Ademais, o gráfico de dominância de Bitcoin pode ser estudado de forma semelhante a um gráfico referente ao valor de um criptoativo. A imagem abaixo exemplifica bem esta afirmação:

Matusiak aponta dois casos de análise gráfica em que uma altseason pode ocorrer: a quebra brusca da linha de suporte, ou momentos após um teste mal sucedido da linha de resistência.

Escolhendo as bags

A outra parte da preparação para uma altseason diz respeito à escolha das “bags”, ou seja, das altcoins. Nesse ponto, cabe ao investidor fazer sua pesquisa em meios adequados, estando sempre atento às altcoins que podem ter uma movimentação positiva.

Relatórios pagos de empresas de gestão, acompanhamento próximo de portais de notícias ou até mesmo prestar atenção em traders sólidos do “Crypto Twitter” – esfera da rede social na qual os entusiastas das criptomoedas se manifestam – podem ser boas ideias.

No fim, é importante que cada investidor faça sua própria pesquisa e se baseie nelas.

Leia também: Confira o desempenho dos principais ativos do mercado em 2020

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.