Notícias

Rússia vai reconhecer oficialmente bitcoin

O Ministro de Finanças da Rússia revelou o interesse do Estado no rastreamento de todas as transações de moedas digitais “exatamente como ocorre nas operações bancárias”. Além disso, um projeto de lei que visa regulamentar criptomoedas ainda este ano, que de acordo com o ministro pode entrar em vigor já em 2018.

Qual interesse do estado?

As autoridades russas estão estudando a possibilidade de legalizar as operações com bitcoin e outras criptomoedas no contexto da contenção em transferências ilegais de dinheiro, disse o ministro russo de Finanças, Alexey Moiseev, à Bloomberg. Moiseev afirmou o seguinte:

“O estado precisa saber quem são os participantes em uma operação financeira, quando houver uma transação as pessoas envolvidas devem entender de quem compraram e para quem eles estavam vendendo, assim como em operações bancárias.”

Em fevereiro deste ano, a vice-presidente do Banco Central da Rússia, Olga Skorobogatova, revelou que o banco e Ministério de Finanças (MinFin) deverão lançar um projeto para regulamentar moedas digitais no final deste ano, no qual definirá se o Bitcoin é um ativo realmente seguro.

Ela também destacou que não há necessidade nenhuma de impor quaisquer restrições, uma vez que as operações com criptomoedas, incluindo Bitcoin, ainda são insignificantes em volume.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Bitcoin é uma moeda privada, e ficou claro que nem tudo é tão simples e direto quanto em livros e revistas. A posição dos reguladores e agências é, portanto, que não gostaríamos de emitir uma proibição concreta a ela, mas sim entender como abordá-la, e disto desenvolver uma base para a regulação.” Disse Olga Skorobogatova.

Privacidade ameaçada

Assim como na China que recentemente solicitou que as exchanges começassem a identificar todos os usuários de acordo com as leis de lavagem de dinheiro (LBC), a Rússia parece estar indo na mesma direção.

Tudo indica que o Banco Central da Rússia e o Ministério de Finanças perceberam que o Blockchian público do Bitcoin pode ser usado para rastrear todas as transações (pseudônimos) através do Blockchain.

Essas novas regras em políticas Know-Your-Customer (KYC) e AML tem como objetivo vincular as identidades reais dos usuários aos seus endereços Bitcoin. Este processo de identificação provavelmente ocorrerá no momento que o usuário realizar qualquer tipo de negociação como compra/venda ou conversão de bitcoins em outra moeda.

Caso realmente isso venha ocorrer, poderá levar os usuários a procurar por outras criptomoedas focadas na privacidade como Monero e ZCash, bem como o desenvolvimento de ferramentas para se manter anônimo em transações bitcoin com é o caso de Mimble Wimble.

Você acredita que o Bitcoin pode ser regulamentado? Comente abaixo.

Compartilhar
Tayrone Santos

Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ?: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if

This website uses cookies.