Categorias Notícias

Rússia planeja trocar parte das reservas feitas em dólares por ativos digitais

Em meio a esforços para conter os efeitos negativos da expansão das sanções dos Estados Unidos, a Federação Russa está investindo na “desdolarização”. Foi o que observou o vice-ministro das Relações Exteriores, Alexander Pankin.

Em entrevista à agência de notícias Interfax, o ministro apontou que a Federação quer eliminar sua dependência do dólar. Isso se estende tanto à economia doméstica quanto às operações de comércio exterior.

A iniciativa visa diminuir os “riscos de sanções” americanas prejudicarem a economia e o desenvolvimento da Rússia.

“Não restam dúvidas sobre a oportunidade de continuar a trabalhar na redução da participação do dólar nas reservas internacionais nacionais, bem como na sua utilização nas liquidações com sócios estrangeiros”, disse.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, os desafios associados a essas sanções ainda permanecem. Segundo Pankin, “os acordos da Rússia com parceiros comerciais precisam de proteção e estabilidade no contexto da moeda usada”.

Ativos digitais

Nessas circunstâncias, o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, acredita que a Rússia pode substituir a moeda fiduciária dos EUA por outras moedas nacionais e regionais e até por ativos digitais.

“Ao mesmo tempo, é possível substituir o dólar americano por outras moedas, tanto nacionais quanto regionais. No futuro, provavelmente, por algum tipo de ativo digital”, afirmou.

Contudo, ele ponderou que isso requer a aplicação de esforços significativos nos formatos bilateral, regional e multilateral:

“Incluindo a necessidade de reformatar os modelos estabelecidos de cooperação entre estados e estruturas comerciais e criar mecanismos apropriados para apoiar o funcionamento de novos sistemas de liquidação”, destacou.

As criptomoedas e atividades relacionadas foram parcialmente regulamentadas pela lei “Sobre Ativos Financeiros Digitais”. A legislação entrou em vigor este ano. Mas a Rússia precisa alterar ainda mais sua legislação para garantir uma regulamentação abrangente.

Atualmente, as moedas digitais são vistas como substitutos do dinheiro e proibidas como ferramentas de pagamento. Contudo, o governo em Moscou indicou recentemente que não planeja proibir os cidadãos de adquirir criptomoedas.

Leia também: Argentinos criam token ‘Maradólar’ para homenagear Diego Maradona

Leia também: Facebook lança oficialmente sua carteira de criptomoedas, a Novi

Leia também: ETF de Bitcoin faz sucesso e movimenta quase US$ 1 bilhão no 1º dia

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.